Beccacece exalta início de Plata no Flamengo para explicar convocação no Equador
De volta à Seleção do Equador após ficar fora da Copa América por protagonizar polêmica, Gonzalo Plata foi elogiado pelo técnico Sebastián Beccacece. O treinador argentino promove o retorno do atacante logo em sua segunda convocação no comando da equipe e, questionado sobre os motivos que o fizeram convocar o jogador, citou qualidade que demonstrou nos poucos jogos que fez no Flamengo.
Ponta-direita de origem, Plata fez as primeiras partidas pelo Mengão atuando no lado esquerdo do ataque, fez jogos em sua posição e substituiu Gabigol no comando do ataque nos dois jogos sob comando de Filipe Luís. Recorte suficiente para Beccacee exaltar a versatilidade do atleta e classificá-lo como um atacante que pode cumprir todas as funções.
➕ Flamengo entrega presentes de Dia das Crianças para filhos dos jogadores
“Gonzalo pode jogar em qualquer lugar na frente de ataque, já fez isso no Flamengo por fora, atrás do atacante e também no camisa 9. Ele pode jogar nessas cinco posições e já o fez, tenho a sensação que é um jogador de todas as frentes de ataque”, disse o treinador em entrevista coletiva.
Gonzalo Plata está à disposição da Seleção Equatoriana após sete meses. Nesta quinta-feira (10), o Equador recebe o Paraguai, em Quito, às 18h (horário de Brasília), pela nona rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
O atleta rubro-negro de 23 anos possui 37 jogos pela sua seleção e estava sendo titular antes de ser afastado. Plata e Arboleda, do São Paulo, foram vistos em uma casa noturna dos Estados Unidos às vésperas da Copa América, caso agravado pelo fato da dupla ter levado Kendry Paez, que tinha 16 anos na época.
Além do Equador x Paraguai desta quinta, Plata também estará presente no jogo contra o Uruguai do dia 17 de outubro. Confronto que marca o encontro do atacante com o trio uruguaio do Flamengo: Arrascaeta, De La Cruz e Varela.
Plata e outros convocados devem desfalcar o Flamengo no Brasileirão
Além de Gonzalo Plata e o trio uruguaio, o Flamengo teve também Gerson, Fabrício Bruno e Erick Pulgar convocados para Brasil e Chile. Como o último jogo da Data Fifa é no dia 15 de outubro, todos são potenciais desfalques para o clássico contra o Fluminense do dia 17, válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Além de ser às vésperas da volta das semifinais da Copa do Brasil, que mudou de data justamente pela Data Fifa, o desgaste do jogo e da viagem pode tirar os atletas da partida. Plata, Arrascaeta, De La Cruz e Varela sairão de Montevidéu na noite do dia 15, enquanto Pulgar vai jogar na Colômbia e Gerson em Brasília.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.