Nesta sexta-feira (16), José Roberto Gama de Oliveira, o Bebeto, completa 60 anos de vida. Para comemorar essa marca na vida do craque, o GE convidou o ex-jogador para participar do quadro “Abre Aspas”. Nele, Bebeto lembrou do chapéu histórico do Flamengo no Vasco para o contratar.
Natural de Salvador, Bebeto deu os primeiros passos sólidos no futebol pelo Vitória, time do coração do jogador. Contudo, o clube baiano não conseguiu segurar o atacante por muito tempo. Bebeto logo começou a chamar atenção de outras equipes em 1982, quando estreou profissionalmente, aos 18 anos.
➕ Em alta no Londrina, sobrevivente do Ninho afirma jogar por amigos falecidos
Flamengo e Vasco disputavam a contratação da jovem promessa. O Rubro-Negro, apesar de chegar depois do cruzmaltino, foi feliz e conseguiu tirar Bebeto do Vitória em 83. O ex-atacante relembrou desse Clássico da Rivalidade no mercado da bola em plenos anos 80.
“O primeiro (quem o procurou) foi o Vasco (risos). O Vasco chegou com uma proposta de dar dois jogadores e mais uma compensação em dinheiro. Aí o Flamengo veio e pagou o dinheiro que o Vitória estava precisando. O Paulo Magalhães (presidente do Vitória) falou comigo: ‘A gente vai liberar você, mas tem que ser com dinheiro. A gente não quer dois jogadores'”, contou.
Bebeto citou o motivo de preferir o Flamengo para dar o próximo passo na carreira. A admiração por Zico, que havia acabado de ser campeão do Mundo em 81, pesou para escolher o Mengão. Bebeto também citou a paixão por Roberto Dinamite, ídolo vascaíno.
“O Vitória acertou com o Flamengo, e eu sempre fui Flamengo também. Sempre tive Zico como meu ídolo. E o Vasco era Roberto Dinamite. Então acho que qualquer um que viesse eu estaria satisfeito”, completou.
Zico e outros ídolos ajudaram Bebeto no Flamengo
Já na Gávea, o ainda jovem Bebeto precisava se adaptar ao Rio de Janeiro. Para isso, contou com um suporte mais do que especial. O Rei Zico e outros ídolos do clube auxiliaram o atacante nos primeiros meses de Flamengo.
“Cheguei muito magrinho, tinha 53 kg. Fiz um trabalho com José Roberto Francalacci. Ele foi o cara que me preparou para jogar profissionalmente. Ele fez o trabalho que fazia com o Zico. E eu fui recebido pelo Zico, por aqueles caras que fizeram história no Flamengo. Leandro, Mozer, Andrade, Adílio, Junior… Foi uma emoção muito grande. No cinema lá na Bahia, a gente via muito o Canal 100”, lembrou.
Essa foi a primeira passagem de Bebeto no Fla, entre 1983 e 1989. Foram 285 e 144 gols nesse período, até que o jogador chocou o futebol ao trocar o Rubro-Negro pelo Vasco ainda em 89. Bebeto chegou a retornar ao Flamengo em 1996, mas sem o mesmo brilho. No total, o craque conquistou 13 títulos com o Manto Sagrado, em destaque os dois Brasileiros (83 e 87).