Bastidores fervem com disputa de SBT e Globo por Campeonato Carioca

Atualizado: 01/11/2023, 21:00
campeonato carioca Flamengo campeão

Direito de transmissão do Campeonato Carioca está entre duas emissoras

Na última segunda-feira, 28, a FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) se reuniu presencialmente com outros clubes do estado e definiu mudanças importantes na fórmula do Campeonato Carioca de 2021. O calendário da competição foi reduzido e será disputado em um único turno. As regras valem também para a edição de 2022 do estadual. Tais alterações provocaram em duas emissoras o desejo de transmitir a competição.

O SBT colocou como sua principal meta, adquirir os direitos do Carioca, e portanto já abriu negociações com a FERJ. Inclusive, o canal deseja ter um programa esportivo diário em 2021, similar ao “Globo Esporte”. A oferta para os clubes será enviada apenas em janeiro.

Leia também: Patrocinador que deixa o Flamengo vislumbrou construção de estádio

Quem acompanha a situação, e deseja ter novamente os direitos de transmissão do torneio é a Rede Globo. Ex-detentora do campeonato ”mais charmoso do Brasil”, a emissora carioca aprovou o novo calendário da competição e entende que a fase de classificação, passará a valer mais, já que qualquer tropeço dificulta o objetivo das equipes.

O que pesa contra a Globo são os valores que a marca pretende desembolsar. De acordo com o Uol, ela acena com menos do que no último contrato, onde três dos quatro grandes receberam cerca de R$ 18 milhões.

Entenda o novo regulamento

Serão 12 participantes na fase principal, sendo 11 rodadas com todos se enfrentando em sistema de pontos corridos. Os quatro primeiros colocados disputam as semifinais e as finais, em duas partidas cada. O campeão da Taça Guanabara vai ser o time que somar mais pontos nas 11 rodadas iniciais. Já a Taça Rio será definida entre os que ocuparem do 5º ao 8º lugar na tabela da competição.

A fase principal começa em 28 de fevereiro. Os confrontos da primeira fase serão definidos por sorteio e divulgados pela FERJ. A nova fórmula do campeonato reduz a quantidade de datas para 15, duas a menos do que o de 2020, quando o Flamengo foi campeão, e uma a menos do que o disponibilizado no calendário da CBF, que é 16.

A fase preliminar começa no dia 16 de janeiro e vai até 25 de fevereiro. Seis equipes participam desta etapa: Cabofriense, Friburguense, Americano, America e os dois classificados no B1, no fim deste ano, o campeão Nova Iguaçu e o vice Sampaio Correa. Apenas um time se classifica para a fase principal do Carioca 2021. O novo formato do Campeonato Carioca foi aprovado por unanimidade entre os clubes presentes na reunião.


Compartilhe
Yago Martins
Autor
Jornalista formado pela Unisuam, 27 anos, natural do Rio de Janeiro. Atua na comunicação desde 2018, com passagens por rádio, TV e portais esportivos. Apaixonado por esporte e jornalismo.