Bastidores fervem com disputa de SBT e Globo por Campeonato Carioca

30/12/2020, 13:45
campeonato carioca Flamengo campeão

Direito de transmissão do Campeonato Carioca está entre duas emissoras

Na última segunda-feira, 28, a FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) se reuniu presencialmente com outros clubes do estado e definiu mudanças importantes na fórmula do Campeonato Carioca de 2021. O calendário da competição foi reduzido e será disputado em um único turno. As regras valem também para a edição de 2022 do estadual. Tais alterações provocaram em duas emissoras o desejo de transmitir a competição.

O SBT colocou como sua principal meta, adquirir os direitos do Carioca, e portanto já abriu negociações com a FERJ. Inclusive, o canal deseja ter um programa esportivo diário em 2021, similar ao “Globo Esporte”. A oferta para os clubes será enviada apenas em janeiro.

Leia também: Patrocinador que deixa o Flamengo vislumbrou construção de estádio

Quem acompanha a situação, e deseja ter novamente os direitos de transmissão do torneio é a Rede Globo. Ex-detentora do campeonato ”mais charmoso do Brasil”, a emissora carioca aprovou o novo calendário da competição e entende que a fase de classificação, passará a valer mais, já que qualquer tropeço dificulta o objetivo das equipes.

O que pesa contra a Globo são os valores que a marca pretende desembolsar. De acordo com o Uol, ela acena com menos do que no último contrato, onde três dos quatro grandes receberam cerca de R$ 18 milhões.

Entenda o novo regulamento

Serão 12 participantes na fase principal, sendo 11 rodadas com todos se enfrentando em sistema de pontos corridos. Os quatro primeiros colocados disputam as semifinais e as finais, em duas partidas cada. O campeão da Taça Guanabara vai ser o time que somar mais pontos nas 11 rodadas iniciais. Já a Taça Rio será definida entre os que ocuparem do 5º ao 8º lugar na tabela da competição.

A fase principal começa em 28 de fevereiro. Os confrontos da primeira fase serão definidos por sorteio e divulgados pela FERJ. A nova fórmula do campeonato reduz a quantidade de datas para 15, duas a menos do que o de 2020, quando o Flamengo foi campeão, e uma a menos do que o disponibilizado no calendário da CBF, que é 16.

A fase preliminar começa no dia 16 de janeiro e vai até 25 de fevereiro. Seis equipes participam desta etapa: Cabofriense, Friburguense, Americano, America e os dois classificados no B1, no fim deste ano, o campeão Nova Iguaçu e o vice Sampaio Correa. Apenas um time se classifica para a fase principal do Carioca 2021. O novo formato do Campeonato Carioca foi aprovado por unanimidade entre os clubes presentes na reunião.


Partilha
Yago Martins
Autor

Jornalista (Unisuam), 27 anos, natural do Rio de Janeiro e trabalhando no MRN. Atuo na área da comunicação desde 2018 e já acumulei passagens pelo Jornal Ilha Notícias, TV Ilha Carioca, Rádio RPC e Urubu Intera...