Base sacudida! Flamengo dispensa seis nomes em início da era Boto e Nuno Campos

O projeto de reformulação do Flamengo nas categorias de base, iniciado desde que a gestão de Luiz Eduardo Baptista assumiu o poder, segue a todo vapor nos corredores do Ninho do Urubu. Capitaneada pelo diretor José Boto, a mudança também conta com a palavra de Nuno Campos, técnico do sub-20.
➕ Novo técnico do Sub-16 quer títulos e evolução do Flamengo
E a categoria passou por uma série de cortes nos últimos dias, com seis jogadores dispensados pelo clube. A informação foi divulgada primeiramente pelo perfil "Flazoeiro". Confira a lista abaixo:

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
- Wesley Juan (zagueiro)
- Julio Neto (zagueiro)
- Marcos (zagueiro)
- Ainoã (lateral esquerdo)
- Lucas Oliveira (atacante)
- Lipão (atacante)
De todos os citados, apenas Ainoã chegou a estrear como profissional. Aconteceu justamente esse ano, quando o elenco principal ainda estava na pré-temporada dos Estados Unidos.
O Flamengo, então, iniciou o Campeonato Carioca com um time alternativo, recheado de meninos da base nas quatro primeiras rodadas. Ainoã foi reserva em todos, mas chegou a entrar contra o Nova Iguaçu.
Pela terceira rodada do Estadual, o lateral-esquerdo foi acionado aos 38 minutos do segundo tempo para substituir Zé Welinton. O Flamengo acabou derrotado por 2 a 1.
Além de José Boto e Nuno Campos, Leonardo Ramos — técnico do sub-20 B — também participa da reformulação no departamento.
Mudanças não são apenas com saídas
Apesar das dispensas, o trabalho na base tem sido feito também com contratações — dentro e fora de campo — e renovações de jogadores que alimentam expectativas.
Foi o caso dos meias Joshua, herói do jogo de ida pela terceira fase da Copa do Brasil, e Pablo Lúcio, que tiveram seus contratos estendidos pelo Rubro-Negro.
Além disso, o clube assinou os primeiros contratos profissionais com o zagueiro Daniel "Thuram" o volante Gabriel "Lukaku", ambos do sub-16.
Fora dos gramados, o Flamengo fez uma série de mexidas desde o início do ano, inclusive com a saída de Cléber dos Santos — que voltou no ano passado para o sub-20, assumiu o time alternativo que iniciou o Carioca e foi campeão da Libertadores da categoria este ano.
Por outro lado, o próprio Nuno Mendes chegou para comandar o sub-20. Recentemente, Diogo Calhau foi confirmado como treinador do sub-16. Em termos de contratações, a única chegada para a camada final antes do futebol profissional foi o meia Bruno Xavier, de 18 anos, que veio do Corinthians.