Base do Flamengo venceu menos da metade dos clássicos contra cariocas em 2022, veja o retrospecto contra cada rival
A base masculina de futebol do Flamengo venceu 36 dos 75 jogos contra Vasco, Botafogo e Fluminense na temporada 2022. Um aproveitamento, portanto, de 48%. O Mundo Rubro Negro fez o levantamento contra cada um dos três rivais a partir do sub-11.
Ao todo foram 24 clássicos contra o Botafogo, 25 contra o Fluminense e 26 contra o Vasco. Contra o Vasco, a base rubro-negra venceu 11 vezes, empatou cinco e perdeu dez.
Leia mais: Retrospectiva 2022: base do Flamengo não alcança resultados esperados nas competições da CBF
Em seguida, contra o Fluminense, o desempenho é bem parecido, porém um pouco melhor. Contra o tricolor foram 11 vitórias, cinco empates e nove derrotas.
Por fim, foi contra o Botafogo que a base do Flamengo em 2022 obteve o maior número de vitórias. Foram 14, além de seis empates e somente quatro derrotas.
O calendário da base do Flamengo
O calendário das categorias de base do Rio de Janeiro conta com vários torneios organizados pela FERJ. Dessa forma, nas categorias menores, do Sub-11 ao Sub-14, os futuros craques disputam o Campeonato Metropolitano. Nestas competições o Flamengo teve bons resultados.
Por exemplo, o Sub-11 foi campeão e não perdeu para o Vasco e nem para o Botafogo. Além disto, existe o Campeonato Carioca e a Copa Rio que são disputados a partir do Sub-15 e vão até os juniores.
A base do Flamengo sub-16 também disputa os torneios Guilherme Embry e Copa Olaria. Nesta última, tornou-se campeão e disputou três clássicos. Na semifinal, vitória sobre o Fluminense por 3×2 e título sobre o Vasco pelo placar de 4×3.
Leia também: Lateral-direito inscrito na Copinha assina primeiro contrato profissional
Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil
No Brasileirão Sub-17 e Sub-20, ambos da CBF, o Flamengo não teve bom desempenho em clássicos, afinal foram duas derrotas contra Vasco e Fluminense, um empate e uma vitória contra o Botafogo. Todas estas partidas foram na fase de grupos. E pela Copa do Brasil, em ambas as categorias, não tivemos clássicos cariocas.
Outros resultados da base rubro-negra de âmbito nacional
Fora campeonatos promovidos pela Federação do Rio de Janeiro, que são longos, os clubes disputam torneios “de tiro curto”, sediados em apenas uma cidade. Estes campeonatos têm um formato de jogos todos os dias e as partidas duram menos tempo, afinal o desgaste é muito grande.
Uma categoria que disputa bastante este tipo de competição é a sub-16. Nossos Garotos do Ninho foram campeões do Brasil Soccer Cup e uma das partidas da campanha foi uma vitória contra o Vasco por 2×0.
Em seguida, foi realizada a Copa Voltaço Sub-14 onde o Flamengo disputou dois clássicos: vitória por 1×0 no Fla-Flu na semifinal, e posteriormente derrota para o Vasco na final também pelo placar mínimo. No infantil, o Mengão fez boa campanha na Copa Nike, ou seja, no torneio mais forte da categoria.
Em Porto Feliz-SP, o mais querido também teve dois clássicos pela frente. Contra o Botafogo, vitória por 3×1 com direito a hat trick de David Viana. Em contrapartida, derrota para o campeão Fluminense por 1×0.
Confira: Retrospectiva 2022: Garotos do Ninho batem na trave nos Estaduais na base
E finalmente chegamos aos resultados da base do Fla nos Estaduais
No Sub-15, o rival que o Mengão mais enfrentou foi o Fluminense e os três resultados foram iguais. Na Taça Guanabara derrota por 2×0, e em seguida os placares se repetiram nas finais. O título ficou com o tricolor, após disputa de pênaltis. Ainda teve um empate por 1×1 na Copa Rio.
Em seguida, no Sub-17, os desempenhos contra Vasco e Botafogo foram opostos. Por um lado não houve vitória contra o Cruzmaltino, mas em contrapartida nenhuma derrota para o outro alvinegro.
Por fim, no Sub-20, apenas um jogo contra cada um e todos pela Taça Guanabara, derrotas para Fluminense e Vasco e empate contra o Botafogo.