Eliminação tira Barcelona de Super Mundial com Flamengo em 2025

16/04/2024, 18:20
Atualizado: 16/04/2024
Embora também tenha sido eliminado na Champions, Atlético de Madrid supera Barcelona em ranking da Uefa e garante vaga no Super Mundial

Embora tenha sido eliminado nas quartas de final da Champions, o Atlético de Madrid garantiu nesta terça-feira (16) sua vaga no Super Mundial de Clubes de 2025. A classificação veio com a eliminação simultânea de outro espanhol, o Barcelona, que assim não tem mais como alcançar o time de Madrid no ranking da Uefa.

Só dois times podem se classificar por país, e o Real Madrid já havia garantido sua classificação como campeão da Champions League em 2022.

➕Flamengo deve ser cabeça de chave no Super Mundial de Clubes

Para superar o Atlético de Madrid, o Barcelona precisava tirar uma diferença de cinco pontos no ranking, o que poderia acontecer caso o time se classificasse para a final da Champions. Embora tenha vencido o jogo de ida na França e chegado a abrir 1×0 nesta terça, o Barcelona tomou a virada e foi goleado pelo PSG por 4×1.

O PSG já estava classificado para o Super Mundial via ranking, assim como o Borussia Dortmund, que eliminou o Atlético. Os outros times já garantidos via ranking são Bayern de Munique, Inter de Milão, Porto, Benfica e Juventus.

Barcelona pode ter perdido até 50 milhões de euros ao ficar fora de Mundial

A última vaga da Uefa pode ser definida nesta quarta-feira (17). Caso o Arsenal se classifique, se mantém na busca pela vaga, que só virá caso seja campeão da Champions – a única exceção na qual mais de dois times de um mesmo país podem se classificar, já que Chelsea e Manchester City já têm suas vagas garantidas como campeões de 2021 e 2023.

Já se o Arsenal for eliminado, o Red Bull Salzburg garantirá sua vaga como último europeu classificado pelo ranking.

Os times europeus têm valorizado a classificação para o Super Mundial com a expectativa de que ele possa render até 50 milhões de euros apenas por cota de participação.

Além do Flamengo, como campeão da Libertadores de 2022, já estão classificados para o Super Mundial pela América do Sul Palmeiras e Fluminense. O campeão da Libertadores deste ano, caso não seja repetido, e os dois primeiros clubes não brasileiros no ranking da Conmebol (neste momento River Plate e Boca Juniors) também se classificam.

Até sábado, outras vagas também se definirão fora da Europa e da América do Sul. O Super Mundial, ou Copa do Mundo de Clubes, reunirá 32 clubes nos EUA no meio de 2025.


Compartilhe
Lucas Tinôco
Autor
Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...