O ano de 2023 trouxe uma série de desapontamentos para o torcedor rubro-negro. Com múltiplas mudanças de técnico, eliminações inesperadas e perda de títulos, o Flamengo acabou não correspondendo às expectativas de seus torcedores na temporada atual. Assim, através de suas redes sociais, o MRN questionou seus seguidores sobre quais jogadores deveriam sair do elenco para a temporada de 2024.
O jogador mais citado foi Thiago Maia, com um total de 30 menções. No entanto, o que chama a atenção é o foco no setor defensivo. Jogadores como Matheuzinho (28 menções), David Luiz (27 menções), Varela (26 menções), Pablo (25 menções), Santos (24 menções) e Wesley (23 menções) foram altamente referidos, indicando uma preocupação dos torcedores com linha de defesa do time.
Leia mais: Landim explica o que falta para projeto de SAF no Flamengo
Outros jogadores do sistema defensivo rubro-negro, como Ayrton Lucas, Fabrício Bruno e Léo Pereira, apareceram menos vezes no levantamento.
Os goleiros Rossi, que chegou recentemente do Al-Nassr, Matheus Cunha, que perdeu a titularidade após a chegada do argentino, e Hugo Souza, que está emprestado ao Deportivo de Chaves, de Portugal, também receberam poucas menções.
Vale lembrar que nomes como Rodrigo Caio e Filipe Luís não foram considerados. Isso porque os jogadores já confirmaram que não farão parte do elenco em 2024.
Setor ofensivo também recebeu atenção
Para além do setor defensivo, Everton Ribeiro (25 menções) e Gabigol (15 menções) foram bastante aludidos pelos torcedores rubro-negros. Enquanto o meia enfrenta problemas físicos e imbróglio por renovação de contrato, o Camisa 10 do Flamengo faz temporada abaixo do que se espera e se vê sem oportunidades no time titular desde a chegada de Tite.
Além dos jogadores mais citados, alguns atletas do meio-campo e ataque receberam menos menções. Entre eles, Pedro, Arrascaeta, Allan, Igor Jesus, Gerson, Luiz Araujo, Victor Hugo e Bruno Henrique. O último, inclusive, passa por situação semelhante a de Everton, também com impasse em acordo por novo vínculo com o clube.
Nação questiona membros da diretoria do Flamengo
Fora os jogadores, o levantamento feito pelo MRN também mostrou que a insatisfação do torcedor rubro-negro vai além do que acontece dentro das quatro linhas.
Membros dos mais altos cargos da diretoria do Flamengo, como o presidente Rodolfo Landim e o vice de futebol Marcos Braz, estão entre os mais citados pelos internautas.
Por fim, Fabinho Soldado, gerente de futebol do clube, e Juan, ex-jogador e atual gerente técnico do Flamengo, também receberam menções e questionamentos da Nação.