Por Thauan Rocha | Twitter @Thauan_R e @flaimparcial Facebook: Flamenguista Imparcial
2445 leitores votaram na pesquisa e agora a gente divulga os resultados!
Recentemente lançamos uma pesquisa para saber o que a torcida acha do elenco rubro-negro. Quais aprovou? Quais não agradaram? Quais fazem a torcida ter esperança? E agora você pode conferir umas análise baseada em dados estatísticos do Brasileirão e os resultados da pesquisa.
Essa análise foi dividida em três blocos, divididos em defesa (Goleiros, Zagueiros e Laterais), meio campo (Volantes e Armadores) e atacantes. Nessa terceira parte nós vamos falar do ataque. Deixe seu comentário abaixo do post e não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.
Atacantes
Nossos atacantes dão em média apenas 27,58 passes a cada 90 mins e erram 15,32%, sendo Marcelo Cirino o mais eficiente e Gabriel o menos eficiente e o que mais tenta. Já nos cruzamentos é estranho ver que Gabriel e Paulinho tentam em média três vezes e são os que mais erram, mesmo sendo os que trabalham pelas pontas. Os seus companheiros não deixam a desejar, erram em média 82,02%. O mais eficiente é o Kayke que erra 70,59%. Nos lançamentos já são melhores em eficiência, mas quase não o fazem. O melhor (que tentou mais do que 3 vezes) é o Emerson, com 66% de eficiência, e quem mais tenta é o Paulinho com 1,49 lançamentos a cada 90 mins. Quem mais deu assistências foi o Guerrero.
Nas finalizações a média é ridícula, cada um tenta apenas 2,5 vezes a cada 90 mins com eficiência de 44,26%. Simplesmente não chutam e quando o fazem é de forma errada. O que mais tenta é o Guerrero com 3,55 vezes e o mais eficiente é o Kayke com 56,67%. Paulinho é o pior com 28,12% e Cirino só finaliza 1,27 vezes. Isso reflete nos gols, afinal só marcaram 22 gols, quando o Ricardo Oliveira sozinho fez 20. Kayke tem a melhor média com 0,58 gols por 90 mins e Cirino tem apenas 0,08, mas Cirino joga mais pelas pontas, não é um atacante matador, ao contrário do Guerrero que é finalizador e tem média de 0,22. Ano muito ruim do peruano que sofreu com lesões e companheiros terríveis para dar assistências e criar oportunidades. Se quiser fazer valer o investimento, é preciso mudar quem faz a bola chegar nele.
Podemos ver também que eles ficam pouco impedidos, é normal terem pelo menos um impedimento por jogo e a média geral é até menor. Já nas faltas recebidas quem mais sofre é o Sheik com 3,97 por 90 mins e nas cometidas o líder é o Guerrero com 3,47. De fato Paolo comete mais faltas, apesar da torcida (me incluo nessa) entender que a arbitragem o persegue marcando faltas inexistentes e/ou deixando de marcar as faltas que ele recebe. Com isso, o peruano acaba reclamando muito da arbitragem, fazendo-o ser o que mais recebe cartões entre os atacantes e o terceiro no elenco. É preciso ter calma, pois reclamar em campo não vai mudar nada e só prejudica ele e o Flamengo, que fica sem seu principal investimento para o elenco.
Na pesquisa podemos ver que a torcida manteria Emerson, Guerrero, Kayke e Nixon. Esse último teve um problema sério de saúde que o afastou dos gramados, mas a torcida espera que em 2016 ele possa retornar bem como estava até antes de se contundir. Emerson já parece não aguentar o jogo todo, mas assim que voltou fez jogos com muita raça, o que agradou a torcida. Kayke foi uma grata surpresa, seria mais para compor elenco e fez bem seu papel, chegando a ser melhor que o Guerrero em alguns momentos. Já o Peruano começou bem e teve uma queda, mas a torcida geralmente reclama mais dos seus companheiros, assim é esperada uma evolução com um elenco melhor.
Gabriel já não é mais uma aposta, parece ser fraco mesmo e a torcida quer mandá-lo embora, seja por empréstimo ou venda. Cirino tem quase a mesma rejeição total, mas a maioria prefere sua saída definitiva. Chegou como a melhor contratação brasileira no 1º semestre, mas não correspondeu e fez parte do Bonde da Stella. Paulinho, que estava junto com ele no Bonde, tem uma das maiores rejeições. Até pouco tempo ainda se ouvia gritos no Maracanã pedindo-o, mas suas atuações fracas e o episódio da farra detonaram aquele prestígio que adquiriu em 2013 e que permanecia no imaginário da Nação.
Resultado da Pesquisa
[metaslider id=13946]
Leia os dois primeiros blocos, onde falei da Defesa e do Meio Campo. Leia também a série Fla Futebol 2016, que falou de possíveis reforços em cada posição.
Fla Futebol 2016 - Lateral direita
Fla Futebol 2016 - Lateral esquerda
Fla Futebol 2016 - Meias e pontas
Fla Futebol 2016 - Centroavantes
Os dados estatísticos foram coletados no FootStats (Twitter: @Footstats).
Os minutos de jogo de cada jogador foram retirados do Soccer Way.
Artes do banner e cards por Hesley Menezes.
Comente pelo Twitter @MRN_CRF, direto na fanpage do MRN no Facebook ou direto na publicação. Sua opinião faz toda diferença!
Thauan Rocha escreve no Flamenguista Imparcial, da Plataforma MRN Blogs. A opinião do autor não reflete necessariamente a opinião do Mundo Rubro Negro.