Barbieri avalia vindas de Paquetá e Claudinho ao Flamengo

19/07/2024, 12:33
Atualizado: 22/07/2024
Paquetá e Claudinho, alvos do Flamengo na janela

O Flamengo mira dois nomes de peso para reforçar o meio-campo: Lucas Paquetá e Claudinho. Marcos Braz afirmou que o clube foca em contratar um ou outro: “quem vier primeiro”, disse. Ao analisar as possíveis chegadas, o técnico Maurício Barbieri, que já treinou os dois atletas, comentou as possíveis contratações.

“Vejo claramente que qualquer um dos dois pode se encaixar na equipe do Flamengo de hoje. São dois jogadores de classe mundial e que podem exercer mais de uma função dentro de campo”, iniciou Maurício Barbieri em entrevista ao ‘Lance’.

Flamengo pode perder Marcos Antônio para o São Paulo, garante site italiano

Atualmente no Juárez, do México, Barbieri treinou Lucas Paquetá no Flamengo em 2018. Ano que representou a melhor temporada do meia no Mengão: 12 gols, seis assistências e venda ao Milan por 35 milhões de euros, valor equivalente a R$ 150 milhões à época.

Claudinho também viveu ótimo momento sob comando do técnico ex-Flamengo. Ele foi treinador por Barbieri em 2020 e 2021 no Red Bull Bragantino, sendo que no primeiro ano meia ganhou prêmios de craque e revelação do Brasileirão. Ou seja, treinador conhece bem os dois atletas.

O treinador, no entanto, destaca para diferenças de características entre Paquetá e Claudinho. Apesar de citar que ambos podem ocupar a mesma faixa de campo em determinados momentos de jogo, Barbieri entende que são atletas distintos e podem inclusive atuarem juntos.

“Sim, sem dúvida podem jogar juntos. Os dois tem capacidade para ser decisivos, mas ocupam diferentes setores do campo, embora em alguma situações e momentos possam coincidir em um mesmo setor. Claudinho por características físicas e técnicas rende mais estando mais perto da baliza adversária. Por outro lado, Paquetá, embora também tenha capacidade para definir, é um jogador de maior dinâmica e que consegue cobrir uma faixa maior de campo, tendo como ponto forte a chegada vindo de trás”, finalizou o treinador.

É importante destacar, entretanto, que as duas negociações são muito dificeis para o Flamengo. O clube deseja repatriar Paquetá pela incerteza pela investigação de manipulação de postas na Inglaterra, mas esbarra no desejo do West Ham de manter o atleta. Já com Claudinho, clube não chegou aos valores pedidos pelo Zenit.

Diferença no tempo de adaptação

Ainda que Paquetá esteja na Europa há mais tempo, Barbieri acredita que o meia se adaptaria mais rapidamente por estar retornando ao clube que o revelou. Claudinho, no entanto, tende a precisar de um período maior após três temporadas na Rússia.

“Acredito que uma readaptação do Paquetá seria imediata justamente por ser cria da casa. A adaptação do Claudinho talvez exigisse um esforço maior, mas é perfeitamente possível por toda capacidade e qualidade que tem o jogador. Lembrando ainda que, se não estou enganado, Claudinho foi treinado por Tite no Corinthians no início da sua carreira, o que também poderia ajudar nessa adaptação.”

Barbieri e Paquetá em jogo do Flamengo; treinador comentou possível chegada do meia e de Claudinho ao clube
Foto: Alexandre Loureiro/ Getty Images
@Mundo Bola_crf

Flamengo conclui venda de Noga | Fla sobe oferta por Marcos Antônio | Sorteio das oitavas da Copa do Brasil Boletim Mundo Bola | Quinta-feira (18) 📰 #Flamengo

♬ som original – Mundo Bola – Notícias do Flamengo – Mundo Bola – Notícias do Flamengo

Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.