Bap será homenageado com a Medalha Tiradentes na Alerj

Atualizado: 11/02/2026, 18:52
Bap sorridente após receber medalha Pedro Ernesto na Câmara do Rio

Luiz Eduardo Baptista, presidente do Flamengo, será homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro com a Medalha Tiradentes, principal honraria concedida pela Casa. A proposta foi aprovada nesta quarta-feira em discussão única e reconhece a trajetória do dirigente à frente do clube.

➕ FERJ define horário, data e transmissão de Botafogo x Flamengo

O projeto é de autoria do deputado Alexandre Knoploch e destaca o papel de BAP no processo de reestruturação administrativa e financeira do Flamengo. Segundo o parlamentar, a atuação do dirigente fortaleceu o modelo de gestão, ampliou receitas e consolidou práticas de governança no clube.

“Sua atuação contribuiu para o fortalecimento do modelo de gestão, o aumento das receitas e a consolidação de uma administração profissionalizada. Ele chegou ao cargo mais alto do clube depois de 15 anos atuando na política rubro-negra”, disse o deputado, antes de concluir:

“A atuação do homenageado também contribui para o fortalecimento da imagem do Rio de Janeiro como polo de excelência no esporte e na administração moderna. Sua liderança exerce influência positiva sobre outras instituições esportivas, promovendo práticas alinhadas aos princípios de governança, transparência e responsabilidade fiscal, cada vez mais valorizados pela sociedade.”

Eleito em 2024 para comandar o triênio entre 2025 e 2027, BAP soma os títulos da Libertadores, Brasileirão, Carioca e Supercopa em sua gestão até o momento. O reconhecimento da Alerj acontece em meio a esse momento de afirmação administrativa e esportiva do Flamengo.

O texto será promulgado pelo presidente em exercício da Alerj e publicado no Diário Oficial nos próximos dias, oficializando a homenagem ao presidente rubro-negro.

Bap foi homenageado na Câmara do Rio em 2025

Em abril de 2025, Luiz Eduardo Baptista recebeu o Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto, maior honraria concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A homenagem foi proposta pelo vereador Wagner Tavares e reconheceu os serviços prestados pelo dirigente à cidade, tanto pela atuação institucional quanto pelo impacto da gestão no Flamengo.

Na ocasião, Bap destacou a ligação familiar com Pedro Ernesto e afirmou se sentir honrado como cidadão carioca e presidente do clube. O vereador ressaltou que o fortalecimento administrativo do Flamengo também contribui para a projeção do Rio de Janeiro.


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pr futebol, vôlei e esportes olímpicos.