Bap revela atitude drástica em casos de atraso de pagamento no Flamengo

O Flamengo atingiu um patamar de potência financeira na América do Sul, mas para o presidente Luiz Eduardo Baptista (Bap), manter essa reputação exige tolerância zero com a desorganização.
➕Bap credita revolução financeira do Flamengo a ele mesmo: 'Me inspirei no Barcelona'
Em entrevista ao jornal espanhol "Diario As", publicada nesta quinta-feira (12), o mandatário rubro-negro revelou a atitude drástica que adota internamente para garantir que o clube honre seus compromissos em dia: a demissão imediata de quem falhar no processo de pagamento.
Ao explicar como o Flamengo construiu sua credibilidade no mercado internacional, Bap foi enfático sobre a responsabilidade de seus colaboradores.
'Não tem conversa: eu demito', dispara Bap
Bap afirmou que a palavra do Flamengo está acima de qualquer variável e que o clube não admite erros operacionais que manchem essa imagem de bom pagador.
"Se algum funcionário do Flamengo atrasar uma compra que temos que pagar, eu demito o funcionário. Não tem mais conversa. O que digo é o seguinte: a palavra e a credibilidade do Flamengo estão acima de qualquer outra variável", destacou.
O presidente foi além e explicou que essa regra vale até mesmo para contratos que, posteriormente, sejam avaliados como desvantajosos para o clube. Se foi assinado, será pago.
"Podemos dizer: ‘Mas esse contrato foi mal negociado’. Isso não importa. Se o assinamos, vamos cumprir o contrato. (...) Você pode dizer que este negócio não foi bom para o Flamengo ou que este empresário está ganhando muito. Assinamos este compromisso, vamos cumpri-lo", disse o presidente.
Reputação ajudou na compra de Paquetá
Segundo Bap, essa postura radical em relação aos pagamentos é o que permite ao Flamengo realizar contratações de nível europeu, como a de Lucas Paquetá. Ele revelou que o clube inglês não exigiu garantias bancárias complexas justamente pela fama do Rubro-Negro.
"O Flamengo contrata Lucas Paquetá após uma negociação muito dura. O West Ham não pediu nenhuma nota promissória bancária, nenhuma carta de garantia de que o Flamengo vai pagar. Estou muito orgulhoso disso. Assim como o Atlético de Madrid não pediu com Samuel Lino", revelou.
Pagamento antecipado de premiações
Para ilustrar a saúde financeira e a organização do clube, Bap citou o pagamento das premiações da temporada passada. Enquanto muitos clubes brasileiros atrasam salários e direitos de imagem, o Flamengo antecipou os valores acordados.
"O ano terminou para nós em 17 de dezembro. Em 26 de dezembro, o Flamengo pagou todos os prêmios que se deviam do ano a todo mundo. Os jogadores sabem que vão receber, sabem que se vai cumprir o que está no contrato", comentou.
O presidente finalizou reforçando que essa credibilidade atrai atletas, pois o clube passar a segurança de que os jogadores não precisam se preocupar se irão receber em dia, como acontece em muitos clubes brasileiros.












