Bap reafirma questionamentos ao projeto de estádio do Flamengo
Candidato à presidência do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, se reuniu com apoiadores na tarde deste sábado (27), na Gávea. Em entrevista ao MRN durante o encontro, ele falou sobre estádio próprio e a votação para participação no leilão que ocorrerá nesta segunda (29). O presidente do Conselho de Administração explicou ser a favor do clube ter um estádio, mas também fez novamente os questionamentos sobre viabilidade financeira do projeto e risco de comprometer finanças ou virar SAF.
“Eu sempre fui a favor do estádio. Isso está no nossos planos de governo das últimas 4 eleições. Totalmente a favor do estádio, sempre. O desafio é a que custo. Já falei em algumas entrevistas que o estádio não pode comprometer na performance esportiva, levando a gente a níveis de endividamento absurdos. Ou no limite forçando o Flamengo a virar SAF”, iniciou.
➕ Flamengo estima custo máximo de R$ 20 Mi para despoluir terreno do Gasômetro
Bap classifica como “grande bobagem” tentativas de taxá-lo como contra o estádio do Flamengo apenas pelos questionamentos. O candidato, aliás, mais uma vez afirmou que a atual gestão não apresentou qualquer estudo de viabilidade financeira. Portanto, ainda que favorável à construção de um estádio, entende que os conselheiros vão decidir se o Flamengo deve ou não comprar terreno do Gasômetro sem terem uma projeção de qual será o custo total.
“Então não é o que, mas sim como. E essa dúvida persiste porque até agora não foi apresentado nenhum estudo de viabilidade econômico-financeira desse estádio. E as pessoas entendem que, quando se pergunta qual o estudo de viabilidade financeira significa que está contra. Isso é uma grande bobagem. Todo mundo quer a casa própria, mas na hora que fala qual o preço. É a pergunta que todo mundo faz: ‘ Quanto eu vou pagar?’, completou; escute áudios da entrevista abaixo
Afinal, o próprio edital estipula um prazo de 18 meses para o vencedor apresentar o projeto final. Esse documento precisa conter informações de como será o estádio, as projeções financeiras e mais uma série de obrigações. Mas, nesse momento, o debate é justamente sobre a votação acontecer sem o projeto.
“Na segunda-feira não será apresentado o estudo de viabilidade econômico-financeira, não dá tempo. É um estudo muito mais profundo. O próprio edital diz que tem 18 meses para apresentar o projeto. Esse projeto não será apresentado na segunda-feira. Então, o que estará em votação é se o Conselho Deliberativo aceita comprar o terreno sem esse estudo. Tão simples quanto isso”, finalizou.
Presidente do Conselho Deliberativo e quem vai liderar o processo de votação, Antônio Alcides marcou presença ao lado dos apoiadores de Bap. Ex-vice-presidentes que deixaram a gestão Landim para apoiar Bap também compareceram: Rodrigo Tostes, ex-VP de Finanças, e Paulo César Pereira, ex-VP de Secretaria.
Votação de leilão para terreno do estádio agita dia a dia do Flamengo
A reunião de segunda está agitando o clube internamente, principalmente em ano de eleição. O também candidato à presidência, Maurício Gomes de Mattos, se manifestou oficialmente e favorável à aprovação no leilão nesta sexta-feira (28), assim como muitos grupos de sócios.
A torcida do Flamengo, que vive grande expectativa pelo estádio, também promete participar da votação. Espera-se que bom número de rubro-negros esteja na Gávea para se manifestar a favor do leilão. Movimento que gerou pedido de segurança de sócios na reunião que começará às 19h.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.