Bap promete filosofia de La Masia, base do Barcelona, no Flamengo

04/12/2024, 11:47
Bap durante debate com candidatos à presidência do Flamengo

Luiz Eduardo Baptista participa de debate com os outros candidatos à presidência do Flamengo, nesta quarta-feira (4), e comentou seus planos para o departamento de futebol do clube. Bap garante o fim da influência de dirigentes amadores e um diretor técnico para comandar a pasta, profissional que será responsável por implementar o DNA do clube em todas as categorias da base ao profissional. 

O candidato afirmou que sua ideia é implementar filosofia similar a de La Masia, categorias de base do Barcelona. O clube espanhol treina os atletas desde muito jovens para estarem adaptados ao clube, o que vai do estilo de jogo e personalidade em campo até como se portar fora dele. É por esse trabalho de base que o clube catalão renova seu elenco sem perder identidade. 

Zico pede profissionalismo e dá testemunho sobre amadorismo no Flamengo

"Com essa visão que eu tenho, teremos um diretor técnico para cuidar totalmente do futebol de cima a baixo como tem no Barcelona em La Masia. Uma escola que será tocada da mesma maneira, preceitos que tem a ver com o DNA do clube e que não terá influência de um diretor amador para tomar conta. Esse profissional vai responder diretamente a mim. Vamos fazer um trabalho como está sendo feito em outros clubes. Atingimos um pico e caímos. É só olhar o orçamento de Fluminense e Botafogo, que somados não dão o do Flamengo, para ver o que é obvio: o Flamengo caiu muito porque não privilegia o profissionalismo. Vamos mudar isso no momento zero, não vamos insistir nos erros cometidos até agora. Vamos profissionalizar o Flamengo de forma definitiva", disse Bap durante o debate do jornal 'O Globo'. 

Para garantir a profissionalização do clube, Bap promete propor uma mudança estatutária nos primeiros 100 dias de gestão para diminuir o número de vice-presidentes. Antes, os dirigentes irão acumular pastas para cumprir a exigência do estatuto, mas sem influenciar no dia a dia do futebol. 

"O estatuto do Flamengo define que deve ter alguns vice-presidentes em pastas específicas. Isso é ruim. Meu compromisso é ter menos vices e eles não vão ter pastas carimbadas. Para atender o preceito estatutário, eles vão acumular pastas em um primeiro momento. E nós vamos encaminhas nos primeiros 100 dias uma proposta para eliminarmos o que entendermos ser um dos principais da causa raiz do Flamengo: o amadorismo. Amadorismo transvestido de amor pelo clube. É nesse contexto que foi criado por exemplo o conselinho, uma tentativa de blindar o futebol. 

A eleição do Flamengo

Os sócios do Flamengo irão decidir que entre Rodrigo Dunshee, Bap ou Maurício Gomes de Mattos será o presidente do próximo triênio (2025/2026/2027) no dia 9 de dezembro, próxima segunda-feira, na Gávea. O cenário é de uma das eleições mais disputadas da histórias e os candidatos reforçam que é a "mais importante" de todos os tempos no clube. 

 


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.