O ambiente político fica cada vez mais quente no Flamengo, que vive ano de eleição. Principalmente com o lançamento das chapas entre dos dias 10 e 30 de setembro, quando os candidatos vão lançar suas campanhas oficialmente. Antes disso, os nomes já vão recebendo apoios importantes, e Luiz Eduardo Baptista, o ‘Bap’, vai contar com o apoio do Flamengo Acima de Tudo (FAT), um grande grupo político para votar a seu favor no dia 9 de dezembro.
Bap, agora, conta agora com um dos maiores grupos políticos do clube com com mais de 150 membros. Outro grupo que apoia Bap é “Raiz Original”. A escolha do FAT se deve, segundo nota da assessoria de imprensa do candidato, pela proposta de “profissionalização integral do clube e capacidade de reunir pessoas desde 2012”.
➕Dunshee alega que é ‘impossível’ provar que ele é Dodien e pede fim de investigação
Bap conta ainda com nomes conhecidos e importantes na reestruturação do clube, como alguns ex-vices que fizeram parte da gestão Bandeira de Mello: Cláudio Pracownik (Finanças), Antônio Tabet (Comunicação), Pedro Iooty (Secretaria e Assembleia Geral), Luis Nogueira (Futebol Base) e Alexandre Póvoa (Esportes Olímpicos).
Além disso, nomes que também acabaram de deixar a atual gestão de Rodolfo Landim se unem a Bap, como Rodrigo Tostes (Finanças), Marcelo Conti (Gabinete), Paulo Cesar Pereira (Secretaria) e Ricardo Campelo (Responsabilidade Social). Outras presenças importantes: Antônio Alcides (presidente do Conselho Deliberativo), Dekko Roisman (Conselho de Futebol), o ex-presidente do Flamengo Helio Ferraz e Michel Assef (ex-VP Jurídico).
Tulio Rodrigues cita força de Bap em apoios
Sobre o assunto dos apoios políticos de Bap, o jornalista Tulio Rodrigues, do Canal Ser Flamengo, comentou a importância do apoio da FAT. O repórter diz não conseguir precisar se o grupo, de fato, é o maior atualmente, mas afirma que conta com muitos sócios.
“Apoio importante. Não tenho base para falar que de fato é o maior grupo. O que posso garantir é que é um dos maiores. É bem numeroso. Tive a oportunidade, anos atrás, a ir em almoços da FAT, e é realmente bem numeroso”, garante.
Além disso, Tulio comenta sobre os apoios de cada pré-candidato, mas enxerga Bap e MGM como os mais fortes nessa questão. Ele lembra que Maurício Gomes de Mattos tem os ex-presidentes Eduardo Bandeira de Mello e Márcio Braga ao seu lado.
“Em termos de apoio, para mim, a campanha do Bap e do MGM são as que mais apresentam força nesse quesito. O Maurício vem com Márcio Braga, Bandeira, ele têm os grupos de oposição, Fla Frente Maior, o antigo SóFLA. Pessoas que eram da chapa do Marco Aurélio Assef, em 2021, estão também com o Maurício, encorpando bastante’, analisa Túlio. Ressaltando a seguir a força de Bap também:
“O Bap, além do apoio dos grupos, tem os apoios importantíssimos do Tabet, Tostes, Pracownik. Ex-vices que foram importantes na reestruturação do Flamengo, fora os grupos. Vejo essas duas chapas com nomes muito importantes em questão de apoio”.
Pesquisas apontam favoritismo e muita rejeição de Dunshee
Alinhado aos apoios dos candidatos citados por Tulio, está a rejeição de Rodrigo Dunshee. As primeiras pesquisas apontam favoritismo do vice-presidente geral e jurídico do Flamengo na eleição. No entanto, também mostra que o nome é o que mais sofre rejeição dos sócios.
Em uma das pesquisas, feita pelo Instituto Mapear, Dunshee aparece liderando com 25% de intenção de voto. Mas a rejeição é ainda maior, com 27%. MGM, por sua vez, foi o candidato com menos rejeição: 9%.
O Instituto Datavox não trouxe dados sobre rejeição, mas mostrou Dunshee em primeiro com 40%. Bap e MGM aparecem com empate técnico, com 24,1% e 23%, respectivamente.
Maurício Gomes de Mattos reuniu aliados na última segunda-feira (19)
Se Bap soma aliados, MGM também, como destrinchou Tulio Rodrigues. E Maurício Gomes de Mattos reuniu seus apoiados em noite especial no restaurante Vamo, da Gávea, na última segunda-feira (19). O evento contou com as presenças principais de Márcio Braga e Eduardo Bandeira de Mello, que oficializaram seu apoio a MGM.
A aspa da noite talvez tenha sido a de Márcio Braga, que se emocionou ao destrinchar a importância dessa eleição no Flamengo e explicou seu apoio.
“Esta eleição é a eleição do século. Nós não podemos perder de jeito nenhum! O que está armado aí é muito ruim. Estou com 88 anos. Eu não quero morrer vendo o Flamengo se perder. Corremos esse risco se não ganharmos a eleição. É muito perigoso o momento que estamos vivendo. Todos nós queremos o terreno e o estádio, mas não dessa maneira”, disse o ex-presidente.
A expectativa é de que o apoio de EBM e Márcio Braga tragam muitos votos para Maurício Gomes de Mattos, que se coloca no páreo frente a Rodrigo Dunshee e Bap. Além do trio, Pedro Paulo também prometeu vir como candidato, assim como Wallim Vasconcellos.