Candidato à presidência do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, mais conhecido como Bap, cedeu entrevista ao jornal Lance e foi franco sobre a possibilidade do Rubro-Negro se tornar SAF no futuro. O concorrente de Rodrigo Dunshee deixou claro que se vencer as eleições de dezembro, o Mais Querido passará longe deste modelo empresarial.
“Jamais. Eu entendo que o Flamengo tem todas as condições para ser independente e não precisar virar uma SAF. É importante que a gente contextualize que a SAF no Brasil tem acontecido por duas razões fundamentais. A primeira, para clubes que estão numa situação financeira falimentar. A outra é de você ter clubes que não são necessariamente de massa”, iniciou Bap.
➕ SAF, passado, presente e futuro | Coluna da Marion Kaplan
Em seguida, Luiz Eduardo Baptista concluiu seu raciocínio e voltou a cravar que a SAF não é uma primordialidade para o Mengão: “Eu acho que o Flamengo não se aplica nem ao primeiro caso nem ao segundo. Entendo que para o caso do Flamengo, hoje, a SAF não é uma necessidade, nem consta dos meus planos, caso eu seja eleito presidente”, finalizou.
Vale registrar que o Conselho Deliberativo do Flamengo aprovou nesta quarta-feira (11) por ampla maioria – 272 votos a 2 – a proposta de emenda ao estatuto que torna mais difícil a transformação do futebol do clube em SAF. A emenda transfere do Conselho Deliberativo para a Assembleia Geral, conjunto de sócios do clube com direito a voto, a decisão final sobre eventual criação da SAF.
Rodolfo Landim não vê problemas em SAF no Flamengo, mas faz ressalvas
Em marcante entrevista para TV Brasil em 2023, o atual presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, opinou que um modelo em que o clube continue sendo majoritário no futebol seria bem-vindo: “Desde que o Flamengo continue tendo o controle de seu próprio futebol, não vejo problema. Você pode fazer uma sociedade, deixando que tenha investidores que coloquem recursos no futebol”, pontuou.
No futebol brasileiro, clubes como Botafogo, Vasco e Cruzeiro já adotaram a SAF. Essas equipes estavam com dificuldades financeira, diferente do Flamengo.
Jornalista (Unisuam), 27 anos, natural do Rio de Janeiro e trabalhando no MRN. Atuo na área da comunicação desde 2018 e já acumulei passagens pelo Jornal Ilha Notícias, TV Ilha Carioca, Rádio RPC e Urubu Intera...