Bap é denunciado ao STJD por declarações sobre jornalista da Globo

O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista (Bap), foi denunciado à Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por declarações consideradas machistas, sexistas e discriminatórias direcionadas à jornalista Renata Mendonça, do Grupo Globo. A representação pede a abertura de um procedimento disciplinar e a aplicação de sanções cabíveis contra o dirigente.
➕Leila Pereira detona Bap após fala sobre jornalista da Globo
O episódio que motivou a denúncia ocorreu no último dia 23 de dezembro, durante um evento voltado para a apresentação dos resultados financeiros do clube na temporada de 2025. Na ocasião, ao comentar sobre críticas recebidas pela gestão e a relação com a imprensa, Bap se referiu à profissional como "nariguda da Globo".

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Bap responde jornalista Renata Mendonça sobre Futebol Feminino e se refere a ela como “Nariguda da Globo”
— Planeta do Flamengo 🌎 (@fla_infos) December 24, 2025
pic.twitter.com/X0l9KOY4RI
Detalhes da denúncia contra Bap no STJD
A ação foi movida pela União Brasileira de Mulheres (UBM) e é assinada pelos advogados Carlos Nicodemos e Maria Fernanda Fernandes Cunha. O documento sustenta que a fala de Bap teve ampla repercussão pública e fere princípios constitucionais, além de violar tratados internacionais de proteção aos direitos das mulheres.
Juridicamente, a denúncia se baseia no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito.
Para a entidade que formalizou a queixa, o caso ultrapassa a esfera de uma simples opinião. A presidenta da UBM, Vanja Andréa Reis dos Santos, declarou ao "Globo" que "punir o machismo é um ato de justiça em um momento em que a naturalização das violências contra as mulheres tem escalonado a violência de gênero no Brasil".
Agora, caberá à Procuradoria do STJD analisar o caso para decidir se oferecerá a denúncia formalmente, o que pode levar Bap a julgamento no tribunal desportivo nos próximos dias.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.











