Bap cumpre palavra e Flamengo reforça base com joia de clube paulista

Com o objetivo de reformular suas categorias de base, o Flamengo segue ativo na captação pontual de jovens talentos. O Rubro-Negro acertou a contratação do lateral-direito Rafael Moraes, de 15 anos, junto à Ferroviária-SP.
➕ Bap abre o jogo sobre Paquetá e expõe estágio da negociação
Nascido em 2010, o defensor foi um dos destaques do Campeonato Paulista Sub-15 e chega para reforçar a categoria Sub-16 do Mengão. O atleta assinará um contrato de formação com o clube, visando futuramente firmar um vínculo profissional.

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Rafael Moraes se apresenta ao Flamengo nesta segunda-feira (26). A informação da contratação do jovem foi divulgada pelos portais "Flazoeiro" e "FlaBase".
EXC: O Flamengo acertou a contratação do lateral direito Rafael Moraes, de 15 anos (2010). Ele estava por último na Ferroviária-SP e chega em definitivo ao Mengão. 🇧🇷🔴⚫️
— Flazoeiro (@flazoeiro_) January 26, 2026
Inicialmente, Rafael irá assinar contrato de formação com o Flamengo e futuramente um vínculo profissional.… pic.twitter.com/lWaRBVgCAS
Contratação de lateral da Ferroviária condiz com plano de Bap para base do Flamengo; entenda
Embora pareça uma simples contratação, a chegada de Rafael Moraes mostra que o Flamengo segue o novo planejamento para as categorias de base.
Em dezembro de 2025, durante reunião no Conselho Deliberativo, Luiz Eduardo Baptista analisou a situação atual da base do Mais Querido. Segundo o presidente, o Mengão passará por uma reformulação na área, e os resultados começarão a surgir a partir de 2027.
Uma das medidas adotadas por Bap é a contratação pontual de jovens atletas por valores abaixo do mercado, com foco no fortalecimento da base e na valorização de ativos a médio e longo prazo.
"Estamos apostando todas as fichas em alguns garotos de 15, 16 anos. Tínhamos 404 atletas quando chegamos aqui, hoje temos 260. Foram mais de 270 embora. Estamos contratando pontualmente jovens de 16, 17 anos que nós acreditamos que possam estourar", explicou o presidente.
"Temos comprado por R$ 1 milhão, R$ 2 milhões. A ideia é comprar oito, dez desses atletas para posições que você precisa no profissional e tem carência no mercado. É um conceito de banqueiro de investimentos. Se um estourar, pagou por todos. O foco é no talento. A gente tinha prioridade por garotos altos, fortes. Estamos como o Barcelona, investindo na parte técnica. Tem coisas que a gente consegue ensinar. O talento é mais difícil", concluiu Bap.
Além de Rafael Moraes, outra contratação que reforça a política de Bap para as categorias de base é Samuel Baptista, de 16 anos, também oriundo da Ferroviária. O Rubro-Negro adquiriu 35% dos direitos econômicos do lateral-esquerdo e venceu a concorrência de clubes como São Paulo, Botafogo e Vasco.

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.












