Bap confirma mudanças e anuncia vice-presidentes de sua gestão no Flamengo

18/12/2024, 22:12
Bap orçamento Flamengo

Nesta quarta-feira (18), Luiz Eduardo Baptista tomou posse como o novo presidente do Flamengo e anunciou os nomes que farão parte do conselho diretor rubro-negro no próximo triênio. O mandatário confirmou a promessa de acumular diminuir o número de pastas o início de seu mandato e confirmou a redução de vice-presidências de 19 para 14. Nomes conhecidos retornam, como Claudio Pracownik, Rodrigo Tostes e Ricardo Hinrichsen. 

Algumas pastas foram acumuladas, como por exemplo a vice-presidência de Marketing e Comunicação com a pasta de Embaixadas e Consulados, que serão responsabilidade de Ricardo Hinrichsen. Pracownik retorna para a pasta de Finanças, enquanto Tostes, cotado para CEO, será o vice-presidente de patrimônio. Outro nome que chamou a atenção da torcida é o do advogado Marcos Motta, novo VP de Administração do Flamengo. Veja os nomes: 

Estádio do Flamengo: Bap cita erros de São Paulo e Corinthians para pregar cautela 

Conselho Diretor do Flamengo na gestão Bap: 

VP de Finanças: Claudio Pracownik

Pracownik é um dos membros originais da Chapa Azul de 2012, lançada com o objetivo de recuperar o Flamengo, foi vice de Finanças na gestão Bandeira de Mello e apontado como um dos responsáveis pela restruturação financeira do clube. Hoje, atua como CEO da Américas Trading Group e será o presidente da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. 

VP da Procuradoria Geral: Flávio Willeman

Willeman é também o vice-geral eleito junto com Bap. O advogado é Procurador do Estado do Rio de Janeiro desde 2000 e foi nomeado subprocurador-geral do Estado em 2021.VP jurídico na gestão Bandeira, foi fundamental para o clube conseguir as CNDs negativas e reduzir as ações trabalhistas de mais de 500 para cerca de 50. 

VP de Responsabilidade Cidadania: Ricardo Campelo

Formado em engenharia civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Campelo foi VP de Responsabilidade Social entre 2022 e 2024 na gestão Landim. Ele decidiu deixar a diretoria justamente para apoiar a candidatura de Bap. Agora, o dirigente retoma a pasta. 

VP de Marketing, Comunicação e Embaixadas: Ricardo Hinrichsen

Ricardo Hinrichsen já foi vice-presidente de Marketing e candidato à presidência em 2021. Ele é responsável pela criação da Fla TV e contrato de patrocínio vantajosos, como o caso da Olympikus. Acumulando também a pasta de Embaixadas e Consulados, ele já se manifestou pela melhora do sócio-torcedor, que deve um dos focos de sua gestão. 

VP de Tecnologia da Informação: Fabio Coelho

Um dos nomes que também chama muito a atenção no anúncio de Bap. Fábio Coelho é presidente do Google no Brasil, a maior empresa de tecnologia do mundo atualmente. A expectativa é de modernidade e que também ajude o clube a alavancar receitas nos próximos anos. 

VP de Administração: Marcos Motta

Advogado famoso pelo envolvimento em grandes negociações do futebol mundial, como a ida de Neymar ao PSG, Marcos Motta iniciou sua trajetória ligada ao futebol em 1997, quando Diretor e Representante Internacional do Flamengo. Rubro-negro e ativo nas redes sociais para comentar momentos do clube, sejam no campo ou na diretoria, será o responsável pela pasta de administração no conselho diretor. 

VP de Patrimônio: Rodrigo Tostes 

Tostes foi VP de Finanças do Flamengo tanto na gestão Bandeira quanto com Rodolfo Landim. Ele deixou a gestão ainda neste ano para apoiar Bap e era o favorito do presidente para assumir o cargo de CEO, mas recusou para não conflitar com seus compromissos profissionais. Ele fez parte da restruturação e da grande crescente de receita do Flamengo nos últimos anos. Atualmente é CFO da Light.

VP de Planejamento: Sergio Bessa

Sérgio Bessa é sócio do Flamengo há 11 anos, integrou e foi candidato à presidência do Conselho Fiscal em 2018. Formado em administração, é membro do conselho fiscal do banco Safra, do grupo Alliança e professor da Fundação Getúlio Vargas. 

VP de Futebol profissional e Base: Fabio Palmer 

Fábio Palmer tem 42 anos, é superintendente em uma empresa de recursos humanos, foi jogador de futsal e membro do Conselho de Futebol do Flamengo enquanto Bap também fazia parte. O dirigente pediu desligamento em 2022 após ter divergências de ideias e assumirá a pasta de futebol profissional e de base. Mas vale destacar que o presidente garantiu que o dirgente da pasta não influenciará no dia a dia. As decisões do futebol serão tomada pelo diretor técnico José Boto.  

VP de Relações Externas: Carlos Peixoto

Peixoto foi diretor de futebol do Flamengo em 2010 e teve desavenças com Zico durante esse período. Contudo, ambos estavam no mesmo lado para apoiar Bap na eleição deste ano. Nome foi muito festejado após o anúncio. 

VP de Secretaria Geral: Fabio Domingos da Costa

Nome conhecido na política rubro-negra, Fábio foi vice-presidente do Conselho Deliberativo no último triênio. 

VP de Gabinete da Presidência: Pedro Iootty

Formado em engenharia e com MBA, Pedro Iootty atualmente desempenha a função de

 

VP de Esportes Olímpicos e Remo: Edson Figueiredo Menezes

Outra pasta que sofre alteração. Esportes Olímpicos e Remo agora integram apenas uma vice-presidência e serão responsabilidade de Edson Figueiredo Menezes, que já atuou diretor financeiro do Comitê Olímpico Brasileiro.

VP de Patrimonio Histórico: José Antônio da Rosa

José Antonio da Rosa é o presidente do grupo União Rubro-Negra. Ele foi um dos sócios-fundadores da rede de academia Bodytech, é ex-acionista da Smartfit e fundou também a DNA Experience. 




Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.