Bancada feminina apresenta plano de metas ao Flamengo

11/03/2022, 14:07
flamengo socias mulheres

A bancada feminina formada por sócias do Flamengo apresentou nessa terça-feira (8), Dia Internacional das Mulheres, um plano de metas para maior representatividade para as mulheres no clube. Segundo reportagem de Gabriela Moreira no seu Blog Ge.Globo, o pedido foi entregue a todos os poderes do clube, incluindo a presidência.

Leia Mais: Regime escravocrata e escravidão intelectual

Segundo Gabriela, entre as reivindicações feitas ao Flamengo, estão: criação de um canal para denúncias de assédio sexual e discriminação de rubro-negras dentro do clube e nos estádios, a desvinculação do futebol feminino da Vice Presidência de Futebol de Base, a reserva de vagas para mulheres em todas as áreas do clube, incluindo postos políticos e de chefia, além de destinação prioritária de metade das novas associações ao clube à mulheres.

Luta por mais representatividade

As conselheiras apresentaram argumentos para os pedidos feitos ao Flamengo. Segundo elas, a representatividade feminina no clube precisa de muitas melhoras. Elas apresentaram números:

  • Apenas 10% de mulheres votantes no quadro social;
  • Menos de 4% de conselheiras;
  • Menos de 2% de mulheres no Conselho de Administração;
  • Apenas uma mulher no Conselho de Grande-Beneméritos;
  • Nenhuma mulher na mesa de dirigentes nas reuniões do Conselho Deliberativo;

O documento afirma:

“A atual conjuntura é desanimadora, porém reversível, com a adoção de algumas medidas simples, pouco ou nada onerosas, sistemáticas, inovadoras e transformadoras. Afinal, como o Flamengo evidenciou nos últimos anos, “nada é impossível”, ao revolucionar não somente o Clube, mas o Futebol Brasileiro como um todo, tornando-se um modelo de referência no país e fora dele”

O manifesto foi assinado pelas sócias:

Adriana Costa dos Santos, Ana Cláudia Cotta da Silva Monteiro, Anna Beatriz dos Santos Oliveira Tomé, Anna Luiza dos Santos Oliveira Tomé, Eduarda Martins Lima de Sousa, Bruna Meireles Severo, Cláudia Simas do Couto, Cristiana da Silveira Lobo, Elizabeth Fernandes, Fernanda de Souza Lima, Juliane Garcez Musacchio, Loralaine, Fernanda Stanescon Batuli de Siqueira, Manuella Petra de Mello Cotta Monteiro, Marcia Regina Freire Telles Costa, Maria Eduarda Cotta da Silva Monteiro Marques, Marion Konczyk Kaplan, Mirian Stanescon Batuli de Siqueira, Nicole Mitchell e Nívea Richa.

Leia o manifesto completo.


Partilha