Balbi e Jhonatan fazem críticas ao calendário do NBB: 'Desrespeito'

Atualizado: 23/04/2025, 23:21
Balbi se prepara para arremessar em jogo do FlaBasquete na BCLA

O FlaBasquete venceu o Caxias do Sul por 98 a 52, nesta quarta-feira (23), e largou em vantagem na série de oitavas de final do NBB. Mas a partida perfeita dentro de quadra e a intensidade da equipe não impediram Franco Balbi e Jhonatan Luz, capitães do Orgulho da Nação, de tecerem críticas ao calendário do basquete nacional. 

Maria Lenk: nadadores do Flamengo brilham no terceiro dia

Ambos os atletas reclamaram de forma contundente sobre o pouco tempo de descanso entre a final da Champions League Américas (BCLA), conquistada pelo Mengão, e o primeiro jogo das oitavas. O Flamengo jogou a semifinal na sexta, foi campeão no sábado, se reapresentou na segunda-feira e viajou na manhã de terça para entrar em quadra três dias após levantar o troféu internacional. 

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Franco Balbi citou toda essa dificuldade na entrevista logo após o FlaBasquete vencer o Caxias do Sul. O armador argentino destacou que o Fla estava representando o basquete nacional na BCLA e isso deveria ser levado em conta.

"Ficamos com o receio [do calendário], o Jhonatan também falou no intervalo. Tanto a gente quanto o Franca, a gente representou o Brasil em uma competição internacional. Isso para o basquete brasileiro é bom. Se estamos falando em valorizar, não é nada de mais. Essas coisas precisam ser levadas em conta", disse, antes de completar:

"A gente praticamente não conseguiu preparar o jogo de hoje. Nos apresentamos na segunda para treinar, terça, viajamos de manhã cedo, uma viagem desgastante. Se falamos isso é porque sabemos que pode ser diferente. Temos [atletas] que começar a nos posicionar, porque somos os protagonistas dentro de quadra e sabemos o que passamos tanto nas viagens quanto no dia a dia do basquete brasileiro", finalizou. 

Jhonatan Luz comentou o assunto no intervalo, antes da ida ao vestiário. O ala classificou o calendário do NBB como um desrespeito aos atletas e citou que esse pouco tempo de descanso entre as partidas pode causas lesões. 

"Primeira coisa, o NBB tem que ver as datas dos jogos. Isso é desrespeito aos atletas, pode dar lesão. Eles precisam ver isso", afirmou Jhonatan.

Balbi e Jhonantan em Caxias x Flamengo 

Os capitães rubro-negros foram dois dos destaques da partida desta quarta-feira. Jhonantan Luz terminou como o cestinha do jogo, com 17 pontos, além de um rebote. Enquanto Franco Balbi liderou o time em assistências, com seis, marcou quatro pontos e pegou cinco rebotes. 

Ambos começaram o jogo no banco e foram entrando conforme a rotação determinada pelo técnico Sergio Hernández. Com a grande vantagem no placar e bom desempenho em quadra, a dupla terminou o jogo como os jogadores com mais tempo em quadra: os dois com 23.3 minutos.

FlaBasquete tem pouco tempo de descanso até o Jogo 2 

Apesar das críticas, o Flamengo tem menos de três dias de descanso antes do segundo jogo das oitavas de final contra o Caxias. O Orgulho da Nação recebe o rival no domingo (27), no Tijuca Tênis Clube, às 11h. E o terceiro jogo será já terça-feira (29), também no TTC, às 20h.

  • Jogo 1: 23/04 - Caixas 52 x 98 Flamengo – Sesi Caxias do Sul 
  • Jogo 2: 27/04 (domingo), 11h – Tijuca Tênis Clube (SporTV)
  • Jogo 3: 29/04 (terça), 20h – Tijuca Tênis Clube (SporTV)

A melhor opção para o elenco do FlaBasquete ter mais dias de descanso é fechar a série em 3 a 0, o que certamente dará um tempo maior até a definição de todos os confrontos das oitavas. Balbi destacou que, apesar do alto nível de desgaste, o time precisa desempenhar como o atual campeão da América e está focado em respeitar o Manto Sagrado sempre que entrar em quadra. 


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.