1º presidente gay de um clube no Brasil teve passagem pelo Flamengo

04/12/2023, 13:11
Atualizado: 05/12/2023
Além de Rogério Ceni, Bahia passa a ter o presidente eleito Emerson Ferretti como mais um ex-Flamengo no clube

O Bahia foi mais um clube a realizar eleições presidenciais em 2023. No último sábado (2), Emerson Ferretti foi eleito o novo mandatário do tricolor baiano. O ex-goleiro já defendeu o Flamengo nos anos 90.

Emerson vestiu o Manto Sagrado entre 1995 e 1996. Foram 25 jogos no gol do Flamengo, e um Campeonato Carioca conquistado. Antes da passagem tímida de Emerson Ferretti na Gávea, o goleiro foi campeão da Copa do Brasil pelo Grêmio em 1994. No Bahia, clube que passa a comandar em 2024, Emerson levantou a Copa do Nordeste duas vezes já ao fim da carreira.

Leia mais: Diretor do Fluminense confirma acerto com ex-Flamengo: ‘Bem avançado’

Ferretti assume o tricolor de aço até 2026. O novo presidente do Bahia faz história em representatividade no futebol brasileiro. Emerson é o primeiro mandatário assumidamente gay eleito na Série A.

Os desafios do ex-Flamengo serão grandes no triênio pelo Bahia. Emerson Ferretti assume o clube após seis anos da gestão Guilherme Bellintani, e terá a missão de cuidar das relações com o Grupo City. A multinacional é dona de 90% das ações do clube tricolor. Além disso, em campo, as coisas andam mal para o Bahia.

Bahia pode ser rebaixado com técnico ex-Flamengo

Antes mesmo de assumir, Emerson já tem incertezas. Acontece que o tricolor ainda luta para se salvar de mais um rebaixamento. No domingo (3), o Bahia perdeu para o lanterna América-MG e se complicou para a última rodada.

Mesmo que vença o Atlético-MG na Fonte Nova, o Bahia não depende apenas de si para não cair para a Série B. Precisa ainda contar com tropeços de Santos e Vasco, que também brigam contra a degola. A UFMG estima que o tricolor tem 68,9% de chances de ser rebaixado, e assim, não enfrentar o Flamengo em 2024.

Vale lembrar que o Bahia é treinado por Rogério Ceni, outro ex-Flamengo. Ceni venceu o Campeonato Brasileiro com o Mais Querido em 2020, mas foi contratado pelo time nordestino para salvar a equipe do seu quinto rebaixamento neste ano. Até então, Rogério Ceni contabiliza 15 jogos, seis vitórias, um empate e oito derrotas.


Compartilhe