Ayrton Lucas x Viña: Filipe Luís justifica escolha e não utilização do uruguaio

Atualizado: 31/08/2025, 19:16
Ayrton Lucas, do Flamengo, briga pela bola com Dodi, do Grêmio, durante a partida entre Flamengo e Grêmio, pelo Brasileirão 2025, no Estádio do Maracanã, em 31 de agosto de 2025, no Rio de Janeiro, Brasil.

O empate em 1 a 1 com o Grêmio no Maracanã, neste domingo (31), pela 22ª rodada do Brasileirão, deixou um gosto amargo para o Flamengo. O lance capital para o resultado frustrante foi um pênalti cometido pelo lateral-esquerdo Ayrton Lucas, que resultou no gol de empate do time gaúcho.

Melhores momentos: Flamengo 1x1 Grêmio - Brasileirão 2025

Após o jogo, o técnico Filipe Luís abordou sua decisão de escalar o jogador. Ele defendeu sua escolha e elogiou a forte concorrência no setor. Com o experiente Alex Sandro entregue ao departamento médico, a dúvida para a lateral esquerda pairava entre Ayrton Lucas e o uruguaio Matías Viña.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

A opção do treinador foi pelo camisa 6, que, apesar de uma boa atuação, acabou tocando com a mão na bola dentro da área aos 39 minutos do segundo tempo. Após revisão do VAR, foi marcado como pênalti e convertido pelo goleiro Tiago Volpi.

Questionado sobre a escolha na coletiva de imprensa, Filipe Luís foi enfático ao afirmar que a decisão foi técnica e baseada no momento dos atletas. O treinador citou o rodízio que tem sido implementado na posição.

"Depois do Bragantino o Viña jogou contra o Atlético-MG no Brasileiro e o Ayrton jogou na Copa do Brasil. Os dois estão muito bem", explicou o comandante.

Filipe ressalta qualidade dos seus laterais

O treinador fez questão de ressaltar a qualidade de suas peças e a dificuldade na escolha. Para ele, a competição interna é um fator positivo para o elenco.

"Para mim, a disputa está acirrada. O nível muito alto. O Ayrton fez um jogo espetacular contra o Inter. Ele não começou contra o Vitória, porque teve um problema familiar", relembrou, justificando a sequência do jogador.

"No nível que ele está jogando, está complicado de escolher. Minha escolha foi pela opção que achava que era melhor para vencer", declarou.

Ao final, o técnico projetou o futuro da lateral esquerda do Flamengo com otimismo. Filipe reforça que o trio, incluindo o lesionado Alex Sandro, oferece soluções de elite para a equipe.

"Os três continuam sendo opções muito boas para o treinador escolher e ter um lateral de alto nível", concluiu. 

O Flamengo só volta a campo no dia 14 de setembro, quando enfrentará o Juventude. O jogo será no Estádio Alfredo Jaconi, às 16h (horário de Brasília). O Mengão segue líder, com 47 pontos.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.