'Ayrton Lucas não é confiável': Comentarista chama atenção para problema crônico do lateral

O Flamengo empatou com o Grêmio em jogo que Ayrton Lucas cometeu pênalti polêmico. Aos 40 do 2º tempo, Pavón é lançado e cruza a bola na mão do lateral esquerdo. Para André Rocha, o erro do jogador não foi a penalidade em si, mas a jogada.
➕ Apostas colocam Flamengo cada vez mais favorito no Brasileirão
O jornalista chama atenção para como Pavón é lançado nas costas de Ayrton Lucas. André Rocha analisa que o lateral deixa a linha de fundo aberta. Com isso, o atacante do Grêmio aproveita o espaço e ataca, se colocando na condição de cruzar.

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
"O maior problema do lance, não foi nem o Ayrton Lucas ter aberto os braços. Foi o cara atacar o Ayrton Lucas. O problema dele nesse lance foi deixar as costas abertas para o lançamento", avalia André Rocha.
A jogada que originou o pênalti do gol do Grêmio tem tantos erros do Flamengo que realmente preciso de um vídeo pra explicar.
— Cristiano Oliveira (@cristianosiol1) September 1, 2025
Há hesitação, falta de saltos de pressão (e também saltos errados), falhas na recomposição e na compreensão da 'bola descoberta'.
O penal foi o de menos. pic.twitter.com/qx7RKwd9Nc
Ainda segundo o comentarista, Ayrton Lucas cometeu o mesmo erro em outros momentos do jogo. André critica que mesmo diante um posicionamento mais "conservador", o jogador consegue levar bola nas costas. No esquema de Filipe Luís, o lateral esquerdo atua quase como terceiro zagueiro e avança menos que o direito.
"E ele deixou essas costas abertas em outros lances também. O que é impressionante. Porque ele está num posicionamento mais recuado, porque o lateral esquerdo do Flamengo fica mais recuado agora, quase sempre como um terceiro defensor ali. E ainda assim, com esse posicionamento mais conservador, ele consegue tomar bola nas costas", dispara.
Ayrton Lucas tem problema crônico, segundo André Rocha
Para André Rocha, essa situação é um problema crônico de Ayrton Lucas. Até por isso, segundo o jornalista, nesse esquema de Filipe Luís, o jogador não é confiável. Inclusive, define sua escalação, com Viña no banco, como um "absurdo".
"É um problema crônico desse jogador. E é por isso que ele não é confiável. Ele ser titular e o Viña ficar na reserva é um absurdo", comenta André Rocha.
Alex Sandro é o titular da posição, um jogador habituado a delegações mais defensivas. No banco, Viña, de fato, pode contribuir mais defensivamente, porém a questão física tem de aprimorar. Sabidamente, Ayrton Lucas é mais ofensivo, inclusive, já foi utilizado numa segunda linha com Filipe Luís.
Comentarista crava: Ayrton Lucas não cometeu pênalti
Apesar do contexto do lance e a análise de André Rocha, o jornalista crava que o pênalti é inexistente.
"Mas o lance em si, aquilo não é pênalti de jeito nenhum, gente", declara.
O lance gera controvérsias principalmente pela proximidade e movimento de Ayrton Lucas. Segundo a regra, a penalidade é aplicada pela ampliação do espaço que o braço causa. No entanto, existe um grande debate sobre o movimento natural do atleta, que não tinha intenção nenhuma de bloquear a bola.
Como que um pênalti desse é marcado?
— Batman Rubro Negro 🦇 (@BatmanFLA81) August 31, 2025
Ayrton Lucas estava correndo atrás do adversário. Não alves movimento de abertura para aumentar a amplitude e obstruir o passe. Além disso, o cruzamento não ia parar ninguém do Grêmio. pic.twitter.com/EDPpzxDlbf
Mesmo com o empate diante o Grêmio, o Flamengo segue líder do Brasileirão. Agora com 47 pontos, terá duas semanas de descanso por conta da Data Fifa, antes do próximo compromisso. No dia 14, o Mengão visita o Juventude, pela 23ª rodada do campeonato.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: WhatsApp, Bluesky, Threads, Twitter (X), Instagram e Facebook.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.














