Depois de desfalcar o time contra o Grêmio e contra o Atlético-MG por conta de uma entorse no joelho esquerdo, Ayrton Lucas voltou a jogar pelo Flamengo. E diante do Olimpia, nesta quinta-feira (3), o lateral-esquerdo “emulou” algumas das características de Filipe Luís, principalmente na construção das jogadas.
Destaque do Flamengo no primeiro semestre, Ayrton Lucas caiu de rendimento com Jorge Sampaoli, e uma das razões é o novo modelo de jogo do time. Com o treinador argentino, Ayrton Lucas não tem o corredor esquerdo aberto na maioria do tempo, o que minimiza suas principais características ofensivas.
Leia mais: Flamengo tem janela mais cara de Landim, mas não resolve carências
Por outro lado, o esquema casa perfeitamente com Filipe Luís, que é um lateral construtor e utiliza muito mais o jogo interno do que externo. O camisa 16, por exemplo, teve uma atuação de almanaque contra o Grêmio, na Copa do Brasil. Sendo assim, para se manter no time titular e subir de rendimento, Ayrton Lucas precisou mudar seu posicionamento.
Contra o Olimpia, Ayrton Lucas “deu” a ala para Bruno Henrique e ao invés de contribuir dando profundidade ao time, tentou ajudar na construção das jogadas no corredor central. Assim, em diversos momentos do jogo, era o camisa 6 quem iniciava o momento ofensivo ao lado de Allan. No primeiro tempo, o lateral finaliza com perigo ao gol adversário vindo pelo meio, por exemplo.
Mapa de calor de Ayrton Lucas mostra mudança de posicionamento
Portanto, assim como Filipe Luís, Ayrton Lucas atuou saindo da lateral e puxando para o meio contra o Olimpia. E o mapa de calor do lateral-esquerdo deixa claro que o seu posicionamento mudou em relação ao restante da temporada. No jogo desta quinta, a zona vermelha está mais para a faixa central, enquanto a média da temporada mostra que o lateral procurava mais a extremidade do campo. Veja:
- Mapa de calor contra o Olimpia:
- Mapa de calor médio do Campeonato Brasileiro
- Mapa de calor médio da Libertadores
Filipe Luís ou Ayrton Lucas? Quem é mais útil ao Flamengo de Sampaoli?
Com características e estilos de jogo completamente diferentes, Ayrton Lucas e Filipe Luís disputam pela vaga de titular na lateral-esquerda do Flamengo. Mas quem pode contribuir mais para o modelo de jogo de Jorge Sampaoli?
De acordo com o analista Rodrigo Coutinho, do GE, é o experiente lateral de 37 anos quem tem o melhor encaixe ao sistema:
“Na prática, dentro de uma ocupação de espaços mais racional, como pede o futebol atual para furar defesas fechadas, o lateral-esquerdo do Flamengo não terá o ‘corredor’ para atacar aberto em grande parte dos jogos. Mas o tal movimento é justamente o mais forte realizado por Ayrton. Portanto, essa é a explicação para a queda de produção que o atleta teve com Sampaoli”, opinou o analista.
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.