Avassalador, Flamengo atropela Franca no Maracanãzinho e vai à final da BCLA

O Flamengo venceu o clássico com o Franca por 91 a 67, nesta sexta-feira (18), e está de volta à final da Champions League das Américas (BCLA). Na frente do placar desde o primeiro quarto, o Orgulho da Nação deu um show no Maracanãzinho e dominou completamente o rival para construir o placar elástico. A grande final será neste sábado (19), contra o Boca Juniors.
➕ BCLA: Boca Juniors vence duelo argentino com Instituto e está na grande final
O destaque de Flamengo x Franca foi o armador Alexey, autor de 24 pontos e 9 assistências. Mas a grande vantagem no placar foi construída pela atuação de gala coletiva da equipe, principalmente pelo desempenho ofensivo.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Essa é a sexta vez que o Flamengo disputará a decisão da BCLA em sete edições do torneio criado em 2019. Campeão em 20/21, o Mais Querido tem a oportunidade de conquistar o bicampeonato em casa. O que seria o quarto título continental da história rubro-negra. O clube venceu também a Liga das Américas de 2014 e o Sul-Americano de 1953, mas a Fiba não unifica os títulos oficialmente.
FlaBasquete e Boca Juniors se enfrentam neste sábado (19), às 21h10, no Maracanãzinho, e o vencedor conquista também a vaga para disputar a Copa Intercontinental. Franca e Instituto Córdoba se enfrentam às 17h10, pela disputa do terceiro lugar.
Flamengo x Franca
Primeiro tempo
As primeiras posses do jogo foram bem equilibradas, com as equipes trocando pontos, mas o Flamengo começou a desgarrar no placar com o passar do período. Além dos 40% de aproveitamento do perímetro, a intensidade para agredir o garrafão resultou em vantagem sobre a defesa do rival e também chances na linha de lance livre. Desempenho que ocasionou a vantagem de 22 a 18.
A segunda parcial foi para confirmar o Rubro-Negro muito melhor no confronto. Com a defesa ainda mais encaixada, o Orgulho da Nação abriu dois dígitos de diferença apesar da queda de aproveitamento nos arremessos.
Franca conseguiu converter somente quatro arremessos em 10 minutos, com 1/8 para três pontos, e viu o Mengão ir para o intervalo vencendo por 42 a 29. Destaque para Alexey nesse primeiro tempo de confronto. O armador somou 17 pontos e quatro assistências em pouco mais de 13 minutos em quadra.
Segundo tempo
O tamanho da superioridade do Flamengo sobre o Franca certamente surpreendeu até mesmo alguns torcedores rubro-negros. A equipe mais uma vez permitiu apenas 11 pontos ao adversário no terceiro período, e emplacou 15 pontos de diferença com a "chuva" de bola de três. Foram cinco arremessos certeiros do perímetro, justamente a distância de 60 a 45 no placar.
Enquanto o Mengão chegou ao último quarto motivado pela ótima atuação, o Franca já parecia conformado com a derrota. Essa diferença de postura fez a diferença no placar chegar ultrapassou os 30 pontos
Destaques de Flamengo x Franca
- Alexey Borges: 24 pontos | 9 assistências | 2 rebotes
- Ruan Miranda: 13 pontos | 7 rebotes
- Shaq Jhonson: 12 pontos | 3 assistências | 6 rebotes