Criador de HQ do Flamengo ironiza matéria do UOL sobre torcida: ‘Autor entende menos do que Marcos Braz’
Nesta segunda, o UOL publicou uma matéria que explicava sobre alguns fenômenos que tornaram a torcida do Mengão tão popular no país. No entanto, a reportagem citou fatores como as transmissões de rádio e ações do presidente do clube nos anos 30, José Bastos Padilha. Dessa forma, o autor de uma HQ do Flamengo, Maurício Neves de Jesus, ironizou a postagem: “O Bruno Braz dessa matéria entende menos da história do Flamengo do que o Marcos Braz de gestão de futebol“.
A matéria do UOL, afirmou, antes da última edição, que Mário Filho foi uma das vozes que ajudou a popularizar o Flamengo no rádio. Entretanto, o jornalista não trabalhava no rádio, e sim na imprensa escrita. Além disso, o “marketing” de Padilha, citado pelo site, não foi tão impactante. Maurício Neves de Jesus cita, em seu Twitter, que algumas ações não tiveram intenção de popularizar o clube.
Leia mais: Datafolha: Flamengo tem maior torcida da história
HQ do Flamengo retratou duelo entre Zico e Maradona
Em maio deste ano, algumas imagens da revista em quadrinhos “Me Arrebata – Volume III” vieram à tona no Twitter. Nelas, a obra retratava o embate entre Zico e Maradona, em 1981. Na ocasião, Flamengo e Boca Jrs. se enfrentaram, com vitória do Mais Querido por 2-0. Aliás, Maurício Neves de Jesus assina a obra ao lado de Rodrigo Dalmaso, que é quem ilustra os quadrinhos.
A HQ é a última da série “Me Arrebata”, que conta a história do Flamengo. Dessa forma, na primeira edição, publicada em 2021, o autor conta a história do clube entre 1895 e 1950. Em seguida, a segunda edição, de 2022, contou do período de 1950 à 1979. Por fim, “Me Arrebata – Volume III”, com previsão de lançamento para o fim de 2023, contará a história desde 1980, até os dias de hoje.
Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.