Ausência de Ayrton Lucas prejudicou desempenho de Cebolinha, garante Tite
Destaque do Flamengo neste início de ano, Everton Cebolinha teve atuação apagada em empate com o Vasco, neste domingo (4). Para Tite, no entanto, o atacante não conseguiu manter o nível de desempenho em função da ausência de um lateral-esquerdo para fazer associações. Com Viña se recuperando de lesão e Ayrton Lucas cortado de última hora, o treinador improvisou Varela na função.
“Por não ter perna esquerda (Varela), fica prejudicada uma ação mais rápida de passe pelo lado esquerdo. É difícil para o Varela. Difícil pegar um cara destro e atravessar lado e ter, em uma construção de dois/três e ter a mesma naturalidade. Haveria uma fluidez maior, uma velocidade maior, uma velocidade maior no acionar o externo se tivesse um jogador de perna esquerda, ou que Varela tivesse melhor perna esquerda para alargar o campo”, disse Tite, em entrevista coletiva após empate em 0 a 0 no clássico.
➕: Sesc Flamengo tenta manter invencibilidade e ampliar liderança da Superliga
Os números de Everton Cebolinha contra o Vasco corroboram as afirmações de Tite. O atacante foi muito menos participativo do que em outros jogos, terminando a partida com três finalizações, uma tentativa de cruzamento e apenas 61% de acerto nos passes (11/18). Ele acertou quatro dos cinco dribles que tentou (80%), mas o número de nove tentativas é inferior à média de 14 em 2024.
Na estreia contra o Audax, por exemplo, Cebolinha teve 72 ações com a bola, foi o jogador mais acionado em campo e marcou um gol. Em seguida, foi também a referência ofensiva em amistosos contra o Philadelphia Union e Orlando City. Entretanto, ficou isolado do restante da equipe no clássico deste domingo.
Auxiliar de Tite sugere diminuição do número de jogos dos Estaduais
A sequência de jogos que o Flamengo tem já em início de temporada também foi tema da coletiva de Tite. Cesar Sampaio, auxiliar do treinador, não apontou o desgaste como fator para atuação ruim de Cebolinha ou pelo empate no clássico, mas sugeriu diminuição de jogos do Carioca para time que disputarão as principais competições do ano.
“Entendo que apareci num Campeonato Estadual. A maior dos atletas tem essa oportunidade. Entendo que é mais a gestão do número de jogos. Para que equipes da Série A, B, que disputam a Copa do Brasil, tenham intervalo maior. Perde todo mundo. As vezes perdemos atletas por lesões. Mas, sim, diminuir o número de jogos de equipes que tem vários jogos durante o ano poderia amenizar isso. Mas o brilho do Estadual é ver jogadores das menores equipes aparecendo”
Antes de enfrentar o Vasco, o elenco do Flamengo disputou quatro jogos em 14 dias. A estreia foi no dia 17 de janeiro, contra o Audax, em Manaus. Voltou a campo quatro dias depois para enfrentar o Philadelphia Union, no dia 21, e fez o amistoso contra o Orlando City no dia 27 de janeiro. Em seguida, a equipe retornou ao Brasil direto para Belém, onde encarou o Sampaio Corrêa na última quarta-feira (31).
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.