Um pênalti de Callegari em Bruno Henrique permitiu que Pedro marcasse o gol da vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Fluminense. A marcação foi bastante questionada pelo lado tricolor, e a CBF divulgou o áudio do diálogo do VAR na análise do lance.
O árbitro de campo, Rafael Klein, em diálogo com o árbitro de vídeo Rodrigo Guarizo, e o auxiliar do VAR, Alberto Masseira, debateram sobre o lance e chegaram à conclusão de que a marcação foi correta, e a penalidade realmente existiu.
➕ Melhores momentos: Fluminense 0x1 Flamengo – Brasileirão 2024
Veja análise do VAR no lance do pênalti em Bruno Henrique
Guarizo: “Tem que ser uma (câmera) alta para ver se esse braço tem um impacto no jogador. Preciso ver se esse contato tem impacto ou não, porque é uma disputa. A bola quica e fica em disputa pelos dois, o branco tenta tomar a frente e desequilibra sozinho. Não vejo esse braço com impacto, ok?”.
Masseira: “O branco coloca o braço primeiro no vermelho, depois o vermelho também”.
Guariza: “Quando ele perde o tempo da bola, desequilibra, e a bola ia sobrar para o de vermelho com domínio, ok? Aí essa queda acaba calçando o adversário e causando a infração. O pênalti está confirmado”.
Masseira: “Ele tenta chutar a bola com a perna direita e perde o equilíbrio. Tenta chutar a bola e cai”.
Guarizo: “É uma disputa por espaço, não tem falta”.
Klein: “Ok, está confirmado”.
O jogo entre Flamengo e Fluminense
O resultado de 1 a 0 não chega perto de transmitir o que foi o clássico do último domingo. O Flamengo massacrou o Fluminense, mas não conseguiu tanta efetividade e desperdiçou muitos gols. Apenas na etapa inicial, o Rubro-Negro poderia ter marcado três gols, em chances desperdiçadas por Lorran, Gerson e Bruno Henrique.
Na volta do intervalo, o Flamengo continuou o massacre e fez a defesa tricolor trabalhar. O gol parecia não querer sair, e o clima ficou tenso no Maracanã. Até que, aos 36 minutos, Bruno Henrique é derrubado por Calegari, e a arbitragem assinala a penalidade. Após análise do VAR, vista no diálogo acima, o pênalti foi confirmado. Com Pedro na bola, o Rubro-Negro chegou ao gol e garantiu o triunfo.
Com o resultado, o Flamengo mostrou mais uma vez a força do elenco. Superou os desfalques, não desistiu de buscar o placar e lutou até o fim para garantir a manutenção da liderança e afundar – ainda mais – o tricolor na zona de rebaixamento.
O Mengo chegou aos 24 pontos em 11 jogos. Até aqui, foram sete vitórias, três empates e uma derrota, com 19 gols marcados e nove sofridos, um saldo positivo de dez gols, e um aproveitamento de 72%. O Fluminense amarga a última posição, com seis pontos em 11 partida, tendo vencido apenas um jogo, empatado três e perdido sete.