Áudio do VAR explica por que gol de Paquetá do Flamengo não foi anulado

Atualizado: 16/02/2026, 20:02
Gol de Paquetá, do Flamengo, não foi anulado pelo VAR

A FERJ divulgou o áudio da conversa entre a arbitragem de campo e o VAR no lance que originou o gol de Paquetá, primeiro do clássico entre Botafogo e Flamengo, disputado no último domingo (15). A partida terminou 2 a 1 para o Mengão.

➕ Visitante indigesto! Flamengo amplia domínio sobre Botafogo no Engenhão; veja retrospecto

O gol gerou reclamações dos jogadores alvinegros, que pediram falta no início da jogada. No diálogo divulgado, o árbitro de campo, Bruno Arleu de Araújo, explicou sua interpretação.

"Nada. Escapou de você a bola. Depois o cara (Vitão) não consegue parar. Ele perdeu a bola e depois teve choque. Ele não estava com a bola, a bola passou debaixo da perna dele. Não foi, Alex (Telles). Posso falar com você? A bola passou por baixo da perna dele, e o que vem atrás é choque de jogo", disse Bruno para os atletas do Botafogo

Na cabine do VAR, Rodrigo Carvalhaes de Miranda reforçou o entendimento de que o gol de Paquetá pelo Flamengo foi legal. A jogada começou com um lançamento longo do sistema defensivo do Botafogo em direção ao ataque. Matheus Martins tentou dominar, mas não conseguiu o controle e acabou caindo após contato com Vitão. A arbitragem mandou o lance seguir.

"A bola passa no meio das pernas. Há um contato com o braço, mas não tem nível de força. O gol está confirmado. Tem um jogador à frente do goleiro, mas não interfere e está em posição legal", reforçou Carvalhaes. Assista ao diálogo.

Gol de Paquetá abriu o caminho para a vitória do Flamengo diante do Botafogo

Depois de ver o Flamengo abrir o placar com Paquetá, o Botafogo ainda empatou no segundo tempo. No entanto, Erick Pulgar marcou o segundo gol rubro-negro e garantiu a vitória do Mengão. Com o resultado, o time de Filipe Luís avançou às semifinais do Campeonato Carioca, onde enfrentará o Madureira.


Yago Martins
Autor
Jornalista formado pela Unisuam, 27 anos, natural do Rio de Janeiro. Atua na comunicação desde 2018, com passagens por rádio, TV e portais esportivos. Apaixonado por esporte e jornalismo.