Titular indiscutível desde a última temporada, o volante Erick Pulgar está passando por momento de oscilação no time do Flamengo. O chileno teve queda de desempenho nos últimos jogos e se tornou alvo de comentários de rubro-negros após desempenho ruim na vitória sobre o São Paulo, nesta quarta-feira (17).
Pulgar iniciou o jogo formando dupla com Allan, meia com características mais defensivas que De La Cruz, que jogou na vaga de Arrascaeta. Entretanto, o Camisa 5 não conseguiu repetir o nível de atuação defensiva que já demonstrou com a camisa do Flamengo mesmo atuando ao lado de outro volante. Contra o São Paulo, Erick venceu apenas 27% dos duelos defensivos que travou.
➕: Flamengo x São Paulo: Daronco põe na súmula artefato jogado no campo
O volante entrou em 11 disputas pela posse de bola no jogo, sendo 10 pelo chão e uma aérea, mas conseguiu apenas dois desarmes nesses duelos. Ele também interceptou um passe do adversário. Contudo, as marcas de seis perdas de posse, quatro dribles sofridos e ainda três faltas ficou abaixo do nível que o chileno acostumou os torcedores.
Ele mostrou mais uma vez a presença ofensiva e capacidade de aproveitar os espaços, mas pecou em lance claro. Ao receber passe de Igor Jesus cara a cara com o goleiro, Pulgar parou em defesa de Rafael e não marcou gol que daria tranquilidade no placar. Mas vale destacar que foi uma boa defesa do goleiro adversário. Quem mais reclamou do lance foi Pedro, que pedia passe livre dentro da pequena área.
As atuações ruins de Pulgar, no entanto, podem ser explicadas pelo desgaste físico do jogador. Ele já tinha demonstrado estar sentindo sequência de jogos anteriormente e o fator ficou claro durante Flamengo x São Paulo. Após 90 minutos, o atleta desabou em campo após apito final e demonstrou muito cansaço.
No lance de finalização, aliás, o atleta também passou também passou tempo abaixado após defesa de Rafael e aparentava desgaste após a explosão para o lance. O que provavelmente influenciou na finalização ou para tomar decisão de passe para Pedro.
Torcedores comentam atuação de Pulgar contra o São Paulo
Rubro-Negros nas redes sociais comentaram a atuação de Pulgar e muitos identificaram o desgaste físico como causador de oscilação. O volante segue com muito prestígio entre a torcida, que cobra principalmente que Tite administre melhor os minutos do atleta, que disputou 1.149 minutos em 15 jogos no ano.
“Pulgar chegando atrasado em todas as bolas. Pelo menos não meteu os carrinhos malucos”, @EdmengoOcta10.
“Vale lembrar que eu sou muito fã do futebol do Pulgar o apelidando inclusive de violino chileno e pra mim é titular absoluto… mas é fato que ele vem fazendo partidas um tanto abaixo do potencial dele e certamente está sentindo cansaço e exaustão física nesses últimos jogos”, @geraldino_do.
“Pulgar voltou de uma lesão após quase um mês e emendou uma sequência de 5 jogos sem ser poupado em nenhum! No máximo saiu perto do final de alguma partida… Falta gestão ao Tite… Os jogadores já começaram a sentir”, @Leandro23189217.
“Pulgar é nosso craque! mas está em uma fase ruim e tem que lutar pra não perder essa titularidade porque o Allan está pedindo passagem! Muito contundente, tomando conta do meio campo! Joga demais”, @TH3EUSX.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.