Nicolás de la Cruz é o principal reforço do Flamengo nesta janela. O lateral-esquerdo Matías Viña também se juntou ao elenco, mas não fez sua estreia. O zagueiro Léo Ortiz está perto de fechar e ser anunciado como terceiro reforço do clube. Mas o meia uruguaio é a única novidade que já entrou em campo.
Nesta pré-temporada, isso aconteceu duas vezes. Nico de la Cruz entrou no segundo tempo contra o Philadelphia Union, quando o Flamengo venceu por 2 a 0. Mas no último sábado (27), o craque fez seu primeiro jogo como titular. Ou seja, iniciou a partida contra o Orlando City. O jogo ficou empatado por 1 a 1.
➕Atuação de Allan repercute na estreia nos Estados Unidos
Mas deu tempo para De La Cruz mostrar um bom futebol. Ao lado de Pedro, foi um dos grandes nomes do jogo. O uruguaio mostrou personalidade e um passe muito bom. O destaque foi a pré-assistência no gol de Pedro. Em jogada conterrânea, De La Cruz faz lançamento magistral
De La Cruz também se mostrou importante no aspecto defensivo. Em alguns momentos, foi possível perceber uma entrega diferenciada na marcação. Não são todos os jogadores de frente que auxiliam na defesa com tanto afinco. O uruguaio possui boa marcação e ímpeto em busca da recuperação de bola.
Comentários de torcedores do Flamengo sobre De La Cruz no X
“Sem fazer uma análise mais profunda, pois o contexto de amistoso em início de temporada não permite isso. Mas é fácil identificar a ambidestria do De La Cruz. Trabalha com as duas pernas com uma naturalidade imensa”, diz Eduardo.
“De La Cruz deu muita qualidade e dinâmica ao meio campo até sofrer aquela falta covarde do jogador do Orlando. Mas do meio para frente tem tudo para voar”, opina um flamenguista.
“Certamente o Flamengo tem muito a melhorar, e sim, De Lá Cruz já deu alguns sinais de que vai dar bom! O tipo de atleta que chega e não sente a pressão”, comemora Silva.
“De la Cruz é um baita jogador! Craque! Baita contratação do Flamengo”, escreve outra página flamenguista.
Repercussão na imprensa
Além de torcedores, é claro que a imprensa também repercutiu a primeira atuação de Nicolás de la Cruz como titular do Flamengo. O Globo destacou a boa dupla com Arrascaeta e analisou os movimentos da dupla uruguaia.
“De La Cruz fez boa dupla com Arrascaeta no meio sem sobrecarregar o espaço. Tite explorou bem a movimentação dos dois. Por vezes, o camisa 14 apareceu mais do lado esquerdo, deixando a faixa central para o compatriota. Em outros momentos, foi o recém-chegado que ocupou o lado direito. Com isso, deram dinamismo ao setor ofensivo”, escreveu o site.
O GE atribuiu a maior nota da partida a De La Cruz, empatado com Pedro. No entanto, não foi tão alta: 7, o que serviu para ser melhor que todo o resto em um jogo ruim da equipe de Tite. O portal analisou a partida do uruguaio da seguinte forma: “Flutuou o jogo inteiro, ocupou todos os lados do campo. Começou pela direita, atuou invertido até retornar para direita. Bela participação na jogada do gol. Mas ainda precisa de ritmo”.
Comentarista da Globo e do SporTV, Ana Thaís Matos destacou o posicionamento do jogador: “Gostei também das mudanças que o Tite fez no posicionamento do De La Cruz. Foi importante para ele ir se entendendo com o time. Agora é ver como o Tite vai montar esse meio-campo durante a temporada. Qual será a dupla de volantes, se vai jogar com um volante só”.