O cabo de guerra entre Libra e Liga Forte Futebol ganhou mais um capítulo. Nesta terça-feira (11), o Atlético-MG, um dos clubes fundadores da LFF, deixou o bloco e surpreendeu ao assinar com o “grupo rival”, que é liderado pelo Flamengo. O clube mineiro deve oficializar a decisão nas próximas horas.
Assim, os dois blocos disputam a adesão de grandes clubes pela formação de uma liga que irá comandar o futebol brasileiro. O Atlético-MG era um dos nomes fortes da LFF e um dos grandes críticos da Libra, mas optou pelo investidor da Libra (Mubadala), que aceita comprar 12,5% da participação de cada clube por 50 anos.
Leia mais: CBF deve afastar árbitro por erros na rodada, mas não o que errou contra Flamengo
O discurso do Atlético-MG era de que o projeto da Liga Forte Futebol traria o maior equilíbrio possível ao futebol brasileiro em relação a receita pela venda dos direitos de televisão. Mas o que fez o clube mudar de ideia e “pular o muro”?
De acordo com o GE, a decisão passa pela grande influência interna do BTG. Em grave crise financeira, o clube mineiro deve cerca de 168 milhões de reais ao banco, que também será um dos principais parceiros em uma futura Saf do clube. Portanto, o Atlético-MG se junta a Libra, que ainda conta com Flamengo, Palmeiras, Corinthians e outros grandes clubes.
Além do Atlético-MG, Internacional também pode fechar com a Libra
Mas além do Atlético-MG, outro grande clube que pode deixar a LFF e fechar com a Libra é o Internacional. De acordo com o jornalista Rodrigo Capelo, do jornal “O Globo”, a diretoria colorada vem sofrendo forte pressão interna pela mudança:
“O Internacional vem enfrentando conselheiros insatisfeitos com a opção pelo Forte Futebol. Isso porque um dos fatores de descontentamento é a LiveMode, empresa fundada por ex-membros do Esporte Interativo, que deixaram desafetos no Beira-Rio na última negociação por direitos de transmissão. A LiveMode é uma das principais intermediárias e representantes do Forte. Assim, esses conselheiros não a querem”, afirmou.
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.