A derrota deste domingo (19) para o Atlético-MG ainda ecoa entre os muros da Gávea. Mas é preciso levantar a cabeça, aprender com os erros do último confronto e virar a chave para o próximo desafio. A história agora é outra. Para o duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, novamente no Mineirão, o Flamengo deve encarnar o modo mata-mata e buscar fazer valer o retrospecto mais copeiro na competição.
O Flamengo conquistou mais Copas do Brasil do que o Atlético-MG. O Mengão foi campeão em 1990, 2006 e 2013, e chegou à grande decisão em outras quatro oportunidades. O Alvinegro levantou a taça em 2014 e em 2021, e foi vice em 2016.
Leia Mais: Flamengo oficializa contratação de Everton Cebolinha
O Urubu também tem mais semifinais em sua história na principal copa do país. Ficou entre os quatro melhores em 1989, 1993, 1995, 1996, 2014, 2018 e 2021. Já os mineiros apenas em 2000 e em 2002.
No confronto direto entre os clubes, uma vitória para cada lado. Em 2006, o Galo disputava a Série B do Campeonato Brasileiro, competição jamais disputada pelo Mengão. O encontro ocorreu nas quartas de final, com goleada no jogo de ida por 4 a 1 no Maracanã. No confronto de volta, empate em 0 a 0 no Mineirão. O Flamengo ainda passaria pelo Ipatinga nas semifinais antes de sagrar-se campeão daquela edição, deixando o Vasco com mais um vice.
Em 2014, Fla e Galo voltaram a se encontrar. Desta vez, nas semifinais da Copa do Brasil. Melhor para os mineiros, que avançaram para a decisão contra o Cruzeiro e bateram seu grande rival. Logo, pode-se afirmar que quando tem confronto entre Flamengo e Atlético-MG na competição, o vencedor do duelo termina levantando a taça.
Fase do Atlético-MG é melhor
Antes da vitória sobre o Flamengo, o Atlético vivia fase ruim no Campeonato Brasileiro, sem vencer há quatro jogos, sendo três empates e uma derrota. A sequência de resultados ruins deixou o técnico Turco Mohamed em situação delicada. E poderia ser demitido caso não saísse com os três pontos sobre o Fla no Mineirão.
Para o confronto pela Copa do Brasil, é difícil falar em favoritismo quando duas camisas com o peso de Flamengo e Atlético-MG se confrontam. Mas a verdade é que hoje, de fato, o torcedor mineiro tem mais motivos para acreditar em um triunfo de seu time.
Não só pela vitória deste domingo pelo Campeonato Brasileiro. E também não só pela diferença na tabela do Campeonato Brasileiro até aqui. Mas por uma escrita desfavorável ao Flamengo que segue de pé há uns bons anos. O último triunfo do Rubro-Negro no Mineirão, contra a o time alvinegro, foi em janeiro de 2016, pela extinta Primeira Liga. Naquela competição, Fla e Galo abriram a competição em um jogo que terminou com dois gols do peruano Paolo Guerrero e com 2 a 0 no placar para o Mais Querido.
Desde então, o Flamengo não venceu mais o Atlético-MG no Mineirão. Três jogos e três derrotas do Flamengo. Vale destacar que neste meio tempo as equipes se enfrentaram em duas oportunidades na Arena Independência, com um triunfo mineiro, em 2019, e uma vitória rubro-negra, em 2018.
Porém, a Copa do Brasil é disputada em jogos de ida e volta. E o Mengão decidirá em um Maracanã lotado. O Flamengo tem 100% contra o Galo jogando em casa na competição. Já no total, são 40 jogos, com 24 vitórias rubro-negras e 7 empates entre as equipes no Rio de Janeiro.
Mais números
Segundo o site “SuperEsportes”, Atlético-MG e Flamengo já estiveram em campo frente a frente em 122 oportunidades nas seguintes competições: Campeonato Brasileiro (73 jogos), Copa do Brasil (quatro), Copa Libertadores da América (três), Torneio do Povo (quatro), Primeira Liga (um) e Supercopa do Brasil (um), além de 36 amistosos.
E o retrospecto se mostra favorável ao Flamengo, que possui 49 vitórias contra 40 triunfos do Atlético-MG, mais 33 duelos que terminaram com igualdade no marcador. O time carioca balançou 176 vezes as redes da equipe alvinegra e sofreu 170 gols, acumulando um saldo positivo de seis tentos.