Atleticanos preferem virada antiga contra Flamengo a jogos de títulos

11/09/2024, 12:39
Wallace irritado com Carlos em Atlético-MG x Flamengo na Copa do Brasil 2014

O Atlético-MG não esquece o Flamengo, e incluiu o clube em uma enquete com seus torcedores. Para divulgar o novo aplicativo do clube, foi colocado em pauta uma disputa sobre a virada mais marcante da história do clube. Quase dez mil torcedores participaram, mas o que chamou a atenção foi a preferência pela virada contra o Rubro-Negro do que jogos que valeram taças para o clube.

Na semifinal da Copa do Brasil 2014, o Flamengo construiu boa vantagem de 2 a 0 em casa, mas sofreu a virada por 4 a 1 jogando em Minas Gerais, na volta. Os atleticanos têm tanto rancor das conquistas que o Mengão tirou deles ao longo da história que preferiram a semifinal daquela edição do que dois jogos que renderam títulos e concorriam na enquete.

Menin quer repetir modelo de gestão do Flamengo no Atlético-MG: ‘Serão cinco supertimes no Brasil’

A virada contra o Bahia, por 3 a 2, que deu o título do Brasileirão ao time mineiro em 2021, ficou em segundo na disputa. Outra virada que saiu derrotada foi na Recopa 2014, quando o clube foi campeão vencendo o Lanús por 4 a 3. Mesmo com dois jogos em que o time levantou a taça, uma semifinal contra o Mais Querido do Brasil venceu a enquete.

  • 2014 – Atlético 4×1 Flamengo (Copa do Brasil) – 4.845 votos
  • 2021 – Atlético 3×2 Bahia (Brasileirão) – 4.003 votos
  • 2014 – Atlético 4×3 Lanús-ARG (Recopa) – 367 votos 

Atlético-MG ‘oficializa’ Flamengo como rival

Não é incomum perceber o ódio dos atleticanos com o Flamengo, que por muitas vezes ultrapassa ao do rival local, o Cruzeiro. Muitos torcedores do Atlético-MG, inclusive, respondem que o maior rival, ou mesmo o clube que mais odeiam, é o Flamengo, e não o Cruzeiro. Oficialmente, o clube parece seguir a mesma linha.

Isso porque ao divulgar o resultado da enquete em seu site oficial, o Atlético-MG se referiu ao Flamengo como “rival”, admitindo que vê o Rubro-Negro dessa forma.

“Naquela partida, o Atlético virou finalista da competição após vencer o rival por 4 a 1 no Mineirão, superando a derrota de 2 a 0 na ida”, diz o site oficial do Atlético-MG.

Rivalidade dos atleticanos com Flamengo é unilateral

Para justificar a rivalidade, os atleticanos choram por conta de um episódio de mais de 40 anos, quando a equipe de Belo Horizonte descumpriu as ordens dadas por José Roberto Wright durante a partida. Outra frustração antiga dos alvinegros é a final do Brasileiro de 80, quando o Mengão venceu por 3 a 2 e conquistou seu primeiro título brasileiro.

Isso se reflete na rivalidade unilateral que aparece na pesquisa da Consultoria Quaest/CNN, por exemplo. Feita no ano passado, os dados mostravam que 93% dos cruzeirenses apontam o Atlético-MG como maior rival. Mas o mesmo não acontece quando a questão se investe.

O percentual diminui para 87% por culpa do Flamengo, que passou a causar aversão no adversário simplesmente por ser vencedor. O diretor da Quaest, Felipe Nunes, explicou.

“Essa diferença na percepção de rivalidade entre atleticanos e cruzeirenses, com certeza, é fruto do histórico de disputas polêmicas entre Atlético e Flamengo, que nas últimas décadas elevou a rivalidade dos atleticanos com os cariocas”, disse.

A rivalidade se mostra unilateral, já que os rubro-negos ignoraram o Atlético-MG nessa mesma pesquisa, elegendo o Vasco, com 41%, seguido por Palmeiras e Corinthians, com 19% e 15%, respectivamente.