Atletas do Flamengo são convocados para disputar o Mundial de Esportes Aquáticos
O Mundial de Esportes Aquáticos começa nesta sexta-feira,17, e vai até dia 03 de julho, domingo. A competição está acontecendo em Budapeste, Hungria, e conta com diversas modalidades, o Brasil estará representado em todas elas.
O Flamengo teve onze atletas convocados: cinco de polo aquático, quatro de nado artístico e dois de natação. O clube conta com mais de 800 atletas federados em nove modalidades olímpicas diferentes (ginástica artística, nado artístico, remo, canoagem, natação, polo aquático, basquete, vôlei e o judô) e duas paraolímpicas (remo e canoagem).
Leia mais: Gabi Roncatto e Stephan Steverink disputam o Mundial de Esportes Aquáticos
O Flamengo tem atletas campeões olímpicos em suas modalidades, como Isaquias Queiroz que recentemente ganhou uma medalha de prata na participação na Copa do Mundo de Canoagem, em Racice, na República Tcheca, e faz um grande investimento exclusivamente nos esportes desde 2014. Em Maio de 2022, o clube lançou a primeira Escola de Esportes Flamengo, franquia focada em modalidades olímpicas.
Polo Aquático
Os jogadores do PoloFla embarcaram rumo à Budapeste na tarde desta quinta-feira,16. Eles irão defender a Seleção Brasileira no polo aquático. O jogo de estreia do time feminino está marcado para o dia 20/06 às 13 horas e do time masculino está para o dia 21/06 às 14:30
Os atletas masculinos convocados foram o goleiro Alexandre Mendes e o marcador de centro Logan Wolverine, e no feminino, a atacante Samantha Rezende, a centro Jeniffer Kathlen e a marcadora Rebecca Moreira.
Na primeira fase, o Brasil terá como adversários os donos da casa, além de Montenegro e Geórgia na competição dos homens. No feminino, a Seleção Brasileira enfrentará Cazaquistão, Austrália e Nova Zelândia.
Leia mais: Atletas do PoloFla embarcam para o Mundial de Esportes Aquáticos
Nado Artístico
O Flamengo terá quatro representantes na competição: Laura Miccuci, Jullia Catharino, Gabi Regly e Vitoria Casale. A fase classificatória vai até domingo com as finais a partir de segunda-feira (20).
O dueto feminino do Brasil em Budapeste é formado por duas atletas do Flamengo – Laura Miccuci e Jullia Catharino. Este será o segundo Mundial sênior das duas, que acreditam em uma vaga nas finais.
“Estamos muito animadas. É o início de um ciclo olímpico e nossa primeira competição do ano. Muito gratificante representar o Brasil e o Flamengo. O Mundial é uma competição gigante e uma excelente oportunidade para avaliarmos nosso nível perante as demais seleções. Nosso objetivo inicial é classificar para as finais”, disse Laura.
Além do dueto, elas também nadarão ao lado de Vitoria Casale e Gabi Regly as provas por equipe, combo e highlight. Gabi Regly, no entanto, ainda nadará o dueto misto e torce muito para que a prova passe a fazer parte dos Jogos Olímpicos em 2024.
“É uma alegria muito grande participar do dueto misto. Queremos muito que seja incluída nos Jogos Olímpicos de Paris”, disse Gabi, contando um pouco sobre a rotina nos últimos meses
“São muitas provas e coreografias diferentes. Estamos treinando cerca oito horas por dia, com dedicação integral. Mas é um orgulho imenso para todas nós ter praticamente metade da Seleção com atletas do Flamengo. É muito mais gostoso nadar ao lado delas. Temos muitas histórias e queremos construir outras ainda mais belas”, encerrou.
Leia mais: Atletas do nado artístico do Flamengo estreiam no Mundial de Esportes Aquáticos nesta sexta
Natação
É o Flamengo ENS pelo mundo! Gabi Roncatto e Stephan Steverink já estão em Budapeste, na Hungria, para a disputa do Mundial de Esportes Aquáticos. A competição de natação terá início neste sábado (18), na famosa Duna Arena.
Gabi será a primeira do Mais Querido e do país a entrar na água, nos 400m Livre, na primeiríssima prova de natação no Mundial. Um pouco depois, Stephan disputa os 400m Medley. As eliminatórias começam às 4h (horário de Brasília), com finais a partir de 13h. Roncatto volta a competir uma semana depois, no sábado (25), último dia de provas da natação, nos 400m Medley.
Steverink também disputa provas novamente no Mundial, mas algum tempo depois e, dessa vez, em sua categoria. Com apenas 18 anos, o prodígio do Flamengo ENS se classificou para o torneio adulto, que acontece em Budapeste, e para a competição da categoria Júnior, com atletas de sua idade. O campeonato acontecerá entre 30 de agosto e 4 de setembro, em Lima, no Peru.