Athletico-PR 1x1 Flamengo: gol na última bola evita derrota em Curitiba
O Flamengo empatou com o Athletico-PR por 1 a 1 neste domingo (16), na Ligga Arena, com gol de Fernandinho e do garoto Everton Araujo, no último lance. Com o resultado, o Rubro-Negro chegou a 18 pontos, e agora é vice-líder do Brasileirão. O próximo compromisso do Fla será nesta quinta (20), às 20h, contra o Bahia, pela 10ª rodada, no Maracanã.
Sem nada menos do que dez jogadores do elenco, mais o técnico Tite, o Flamengo entrou em campo com uma formação cheia de improvisações. Léo Pereira de lateral-esquerdo, Léo Ortiz de 1º volante e a volta do esquema com três atacantes, com Luiz Araújo e Bruno Henrique nas pontas. Funcionou, mas não muito bem.
➕Marcos Braz define estratégia do Flamengo na janela de meio de ano
Com Pedro completamente fora do jogo e Lorran errando passes bobos, o Flamengo não conseguiu levar perigo ao Athletico-PR na primeira etapa. O time viveu de chutes de média e longa distância. De positivo, a efetividade de Wesley nos desarmes e a movimentação de Gerson no meio. O coringa estava em todos os lados do campo.
A defesa também se comportou bem. O Athletico-PR também não chegou com perigo, a não ser em chutes de fora da área, principalmente com Nikão. O problema do auxiliar técnico Matheus Bacchi é que para o segundo tempo não havia muitas opções para mudar o time. Gabigol era o único jogador de nome em um banco cheio de meninos da base.
Na saída para o intervalo, Léo Ortiz falou sobre o que faltou ao Flamengo na primeira etapa: “A gente precisa acertar mais os passes para controlar mais a partida. Foi muito de igual para igual. O gramado, como sempre, dificulta, mas a gente tem que jogar”.
Últimos minutos transformam o jogo em guerra de nervos
O Flamengo voltou para o segundo tempo com Victor Hugo no lugar de Bruno Henrique, que sentiu um mal-estar. Nos primeiros 15 minutos da etapa final, o jogo seguiu como no final do 1º tempo. O Flamengo confortável com a bola no pé, mas o Athletico levando perigo nas bolas esticadas e contra-ataques.
Matheus Bacchi resolveu colocar o único jogador de nome no banco. Gabigol entrou no lugar de Lorran aos 21. Logo aos 23, marcou o gol do Flamengo de dentro da área, mas o VAR viu impedimento milimétrico. Mesmo assim, o Flamengo seguiu comandando as ações do jogo. A entrada do Camisa 99 melhorou o ataque do Fla.
O Athletico-PR tentou uma pressão no final do jogo, mas o Flamengo resistiu, já sabendo que o empate fora de casa não seria o fim do mundo. Os minutos finais foram bem nervosos, com o árbitro Anderson Daronco com uma certa tendência de marcar faltas apenas para o time da casa.
Aos 44 minutos, uma bola no braço direito de David Luiz foi o suficiente para o VAR chamar Anderson Daronco e o juiz gaúcho marcar pênalti. Fernandinho foi para a bola e marcu o gol do Athletico. Pedro ainda pode empatar em escanteio da esquerda, mas o goleiro Leo Linck fez defesa monumental.
Quando a derrota parecia inevitável, no último escanteio, também da esquerda, Gerson bateu e o garoto Evertton Araujo marcou de cabeça. Gol e vice-liderança garantida na raça na Ligga Arena. Isso aqui é Flamengo!