Athletico 0x1 Flamengo: Pedro comete golaço para assegurar a vaga nas semifinais

17/08/2022, 23:44
Pedro marca golaço da classificação em Curitiba

O Flamengo venceu o Athletico-PR por 1×0, nesta quarta-feira (17), na Arena da Baixada, em Curitiba, na partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil. O gol, muito bonito aliás, foi marcado por Pedro, aos 12 minutos do segundo tempo. E dessa forma o Rubro-Negro se classificou para as semifinais.

Assim, nas semifinais da Copa do Brasil, o Flamengo vai enfrentar São Paulo ou América-MG. Os dois times decidem a vaga nesse sentido em Belo Horizonte nesta quinta-feira (18). O tricolor tem vantagem de 1 a 0. O Flamengo volta a campo pelo Campeonato Brasileiro 2022 no domingo (21), às 16h, contra o Palmeiras, no Allianz Parque.

Leia mais: Locutor da Globo perde a linha com golaço de Pedro contra o Athletico: ‘P… que o pariu!’

1º tempo – Violência do Athletico e poucas chances

O técnico Dorival Junior precisou fazer então duas alterações no time que vinha atuando nas copas. David Luiz e Thiago Maia não puderam atuar, pois estavam suspensos. Por isso, o time entrou em campo com Santos, Rodinei, Fabrício Bruno, Leo Pereira, Filipe Luís; João Gomes, Vidal, Everton Ribeiro, Arrascaeta; Gabigol e Pedro.

Felipão não se importou de estar jogando em casa, com mais de 40 mil atleticanos. Isso porque montou o Athletico atrás e tentou sair apenas em bolas longas para Pablo fazer o pivô e esperar os laterais e o companheiro de ataque Terans.

O Flamengo, em contrapartida, sofreu com a ausência de Thiago Maia, que dá consistência ao time na marcação e qualidade na saída de bola. João Gomes marcou muito, mas não conseguia dar continuidade às jogadas. Vidal, tentou acelerar o jogo com passes verticais, mas não conseguiu criar nenhuma grande chance.

Vidal teve grande atuação contra o Athletico. Foto: Marcelo Cortes / Flamengo
Vidal teve grande atuação contra o Athletico. Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

O Athletico bateu desde o primeiro minuto. Nesse sentido, Fernandinho deu um tostão sem bola em Gabigol. Em seguida, Vidal tomou uma joelhada na coxa e precisou de atendimento. Além disso, João Gomes tomou um tapa na cara de Pablo. O árbitro Raphael Claus, aliás, achou que poderia resolver tudo na conversa. Mas não conseguiu.

Assim, nenhum dos dois times conseguiu criar uma grande chance de gol. O Flamengo teve uma boa jogada pela direita, quando Gabigol cruzou. Mas Arrascaeta tirou o gol de Pedro, que estava pronto para cabecear para as redes. Logo em seguida, Gabigol bateu da direita, mas Bento jogou para escanteio.

Em contrapartida, o Athletico conseguiu uma boa cabeçada com Matheus Filipe, em escanteio cobrado da direita. No entanto, a bola saiu por cima do gol. Dessa maneira, os dois times foram para os vestiários devendo mais futebol.

Na entrevista do intervalo, Everton Ribeiro avaliou os primeiros 45 minutos do Flamengo. Conforme disse o craque, “nos últimos 15 minutos, conseguimos arrumar o time. Agora é acertar os passes para criar as chances de gol. O campo é rápido e dificulta o controle da bola.”

2º Tempo – Golaço de Pedro e vaga garantida

O segundo tempo começou com o Flamengo em cima do Athletico. Isso porque foram cinco chances em 12 minutos. Na última, aliás, Pedro acertou uma linda meia-bicicleta para abrir o placar em cruzamento da direita. Antes disso, Rodinei teve duas chances aos três e aos seis.

Aos nove minutos, Gabigol entrou pela direita mas bateu para fora. Aos 10 foi a vez de Arrascaeta receber de Pedro na entrada da área e bater para grande defesa do goleiro Bento. O gol do Flamengo estava cada vez mais maduro e virou realidade aos 12 minutos.

Pedro Comemora gol pelo Flamengo contra o Athletico. Foto: Marcelo Cortes / Flamengo
Pedro Comemora gol pelo Flamengo contra o Athletico. Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Depois do gol, o Athletico tentou fazer aquilo que não sabe. Ou seja, ficar com a bola e pressionar. Dessa forma, foram poucas chances, quase todas de cruzamentos. Mas a zaga do Flamengo se virou bem e quando a bola chegava no gol, Santos mostrava a calma habitual para defender.

Aos 29 minutos, no entanto, o Flamengo poderia ter transformado o jogo em amistoso. Arrascaeta raspou a bola de cabeça bem como Pedro arrancou para a área. Assim, com a zaga e o goleiro batidos, o camisa 21 tocou para Gabigol com o gol aberto. Mas o camisa 9 conseguiu jogar a bola na trave e manter o Athletico vivo.

Trocas no Mengo

Dorival começou então a mexer no time aos 37, com Cebolinha no lugar de Gabigol e Victor Hugo no lugar de Vidal. O time ganhou assim mais força no meio e uma saída rápida pela esquerda. Aos 47, para matar tempo, entraram Diego no lugar de Arrascaeta, Lázaro no lugar de Pedro bem como Pablo no lugar de Everton.

O jogo foi até os 50 minutos, mas o Athletico não conseguiu ameaçar. O Flamengo terminou mais um jogo sem tomar gol depois da chegada de Dorival Junior. Foi o 12º de 20 jogos sob o comando do novo treinador. E time que não toma gol, ganha campeonato.

O herói da classificação, Pedro revelou um segredo ao analisar a atuação do time e o golaço: “Taticamente o time foi muito bem hoje. O professor Dorival armou muito bem o time. Aqui é muito diferente de jogar. Sobre o gol, ontem no treino, eu fiz um gol muito parecido em um cruzamento do Arrascaeta. Graças a Deus, acertei no jogo em bela jogada do Rodinei.”

Athletico-PR x Flamengo – Lance a Lance

1º Tempo

2’ – Fernandinho estica bola na área. Direto para fora.

3’ – Rodinei recebe na direita, corta para dentro e bate de esquerda. Bento defende. 

6’ – Arrascaeta recebe de Vidal no comando do ataque e bate por cima do gol. 

7’ – Fernandinho bate de longe. Para fora. 

8’ – Terans tenta encobrir Santos, que defende com facilidade.

16’ – Terans entra com a bola dominada pela esquerda, mas Santos abafa antes do chute. 

22’ – Amarelo para Terans

23’ – Gabigol recebe de Everton na area e bate fraco. Impedido.

26’ – Gabigol recebe de Everton na direita e cruza para Pedro. Bola sai pelo fundo. 

28’ – Amarelo para João Gomes 

29’ – Erick cabeceia em cobrança de lateral da direita. Para fora. 

35’ – Filipe Luís cruza da esquerda para ninguém 

36’ – Abner bate de fora da area da esquerda. Longe do gol. 

38’ – Everton estica bola para Gabigol na direita, que cruza. Arrascaeta cabeceia desequilibrado para fora. 

39’ – Abner bate da esquerda. Bola bate em Leo  Pereira e vai para escanteio. Na cobrança, Matheus Filipe cabeceia para fora. 

41′ – Gabigol recebe na quina direita da área e bate de primeira. Bento joga para escanteio.

2º Tempo

3’ – Rodinei tabela com Gabigol e cruza. Bento joga para escanteio. 

6’ – Rodinei recebe de Everton e bate cruzado. Bento faz grande defesa. 

9’ – Everton puxa contra-ataque e estica para Gabigol na direita, que invade a area e bate para fora. 

10’ – Gabigol toca no Pedro, que faz o pivô para Arrascaeta, que invade a área e bate para grande defesa de Bento

12’ – GOL DO FLAMENGO- Everton estica para Rodinei na direita que cruza para Pedro marcar de bicicleta! 

18’ – Arrascaeta cruza da direita para defesa de Bento

19’ – Everton bate da entrada da area para defesa de Bento. Na sobra, Everton bate para nova defesa. 

20’ – Santos espalma de mão trocada chute de Erick

29’ – Arrascaeta escora de cabeça para Pedro, que invade a area e toca para Gabigol bater na trave. 

32’ – Amarelo para Fernandinho 

35’ – Cuello rouba de Vidal dentro da área e bate cruzado para fora. 

37’ – Cebolinha no lugar do Gabigol e Victor Hugo no lugar do Vidal.

40’ – Canobbio cabeceia e Abner faz falta em Santos.

46’ – Amarelo para Pedro Henrique 

47’ – Diego no lugar do Arrascaeta, Lazaro no lugar do Pedro e Pablo no lugar do Everton. 


Partilha