Atacante ex-Schalke 04 revela que 'esteve muito perto' de defender o Flamengo
Ex-parceiro de Paolo Guerrero no ataque do Peru, Jefferson Farfán deu entrevista profunda sobre o passado aos 40 anos e admitiu que ficou muito perto de reforçar o Flamengo durante a carreira. Ao jornal El Comercio, do Peru, o atleta — que não entra em campo oficialmente desde 2022 — abriu o jogo em relação às próprias vontades.
De fato, em 2021, o nome de Farfán foi bastante mencionado no noticiário rubro-negro. O jornal Líbero, do Peru, chegou a cravar que o atacante seria um dos reforços do Flamengo para a temporada, em negociação que nunca chegou a ser concretizada de fato. Segundo Jefferson, porém, passou perto disso.
➕ Soteldo é oferecido, mas Flamengo não se anima, diz jornalista
"Estive muito próximo do Flamengo e, em algum momento, do Fluminense. E onde eu gostaria de jogar, na Argentina, seria no Boca. O Boca Juniors tem uma mística, e as pessoas se sentem muito próximas", destacou o peruano.
Apesar das palavras, Farfán nunca disputou uma partida sequer no futebol brasileiro ou no argentino. A grande marca da carreira do atacante foi a trajetória pela seleção peruana, onde participou de 102 jogos e contribuiu com 26 gols e duas assistências. O jogador foi um grande parceiro de Guerrero dentro de campo, o que naturalmente elevou seu nome no imaginário dos torcedores.
Histórico de Farfán
Em relação aos clubes, Farfán foi revelado em 2001 pelo Alianza Lima, do Peru, e partiu para a Europa na temporada 2024/2025. Vendido ao PSV, da Holanda, o atacante permaneceu por lá durante quatro anos antes de ser vendido ao Schalke 04, da Alemanha — camisa que mais vezes vestiu na carreira.
Além disso, ainda atuou por Al Jazira, dos Emirados Árabes, e Lokomotiv, da Rússia, antes de retornar ao Alianza Lima para encerrar a carreira. Considerando apenas jogos oficiais, o atacante acumulou 698 partidas e 213 gols.
No total, foram 16 taças conquistadas ao longo da carreira: cinco Campeonatos Peruanos, quatro Campeonatos Holandeses, um Campeonato Russo, um Campeonato Emiratense, duas Copas da Rússia, uma Copa da Holanda, uma Copa da Alemanha e uma Supercopa da Alemanha.
VILA OLÍMPICA ADÍLIO! A homenagem ao eterno Brown, que nos deixou em 2024, renomeou a Vila Olímpica do Vidigal. Andrade, Jayme de Almeida, Urigueller e o time do Flamaster conversaram com crianças dos projetos esportivos e falaram sobre o Camisa 8 da Gávea, inaugurando a nova… pic.twitter.com/GDsVqbsNhi
— Mundo Rubro Negro - Notícias do Flamengo (@MRN_CRF) December 13, 2024