Às vésperas do Mundial de Clubes, relembre título do Flamengo contra o Liverpool
Com a definição de que o Mundial de Clubes será realizado em fevereiro de 2023, no Marrocos, o Flamengo já começar a focar sua atenção na disputa. Isso porque este é o título mais cobiçado pelos clubes sul-americanos e é uma taça que o Mengão persegue desde 1981, quando a conquistou pela primeira vez ao colocar o Liverpool na roda. Muitos torcedores já estão fazendo suas previsões sobre um possível bicampeonato, e quem gosta de dar palpites pode aproveitar o cupom estrela bet 2022 e desfrutar do universo do entretenimento esportivo.
Em 1981, o Flamengo chegou para a disputa do Mundial após vencer o Cobreloa na final da Libertadores. O título foi decidido em três jogos – no primeiro, no Maracanã, o Mengão venceu por 2 a 1, com dois gols de Zico. Já na partida seguinte, no Estádio Nacional, em Santiago, a vitória foi chilena: 1 a 0.
Com isso, foi preciso um jogo de desempate, em estádio neutro. A Copa Libertadores, então, foi decidida no dia 23 de novembro, no Estádio Centenário, em Montevidéu (URU). E, novamente, brilhou a estrela de Zico, que marcou os dois gols da vitória por 2 a 0. O Flamengo conquistava o seu primeiro título da Libertadores e se garantia no Mundial de Clubes, em que mediria forças com o Liverpool, que vinha dominando a Europa.
A final do Mundial aconteceu no dia 13 de dezembro, em Tóquio. Logo aos 13 minutos da primeira etapa, Zico deu um lançamento milimétrico para Nunes, que saiu na cara do goleiro Grobbelaar e abriu o marcador.
O segundo gol não demoraria e viria com Adílio, que aproveitou um bate-rebate na área, após falta cobrada por Zico, para ampliar a vantagem. Ainda no primeiro tempo, com 41 minutos de bola rolando, Zico novamente deixou Nunes na cara do gol. O centroavante não desperdiçou a chance e selou a vitória flamenguista por 3 a 0.
A vitória categórica do Flamengo foi um balde de água fria no time inglês, que esperava dominar a partida, uma vez que vinha demonstrando grande superioridade no cenário europeu. Além de ter vencido a Liga dos Campeões em 1981, o Liverpool também havia sido campeão em 1977 e 1978, e voltaria a conquistar a taça em 1984.
Mas do outro lado estava o Flamengo de Zico e companhia – um time que era capaz de destruir qualquer adversário, por mais forte que fosse. Que esse título sirva de inspiração para o Mengão ir em busca do bicampeonato mundial no Marrocos. Embora uma eventual final contra o Real Madrid seja muito dura, o Flamengo tem time para sonhar com a taça.