Os rivais Flamengo e Botafogo se enfrentam pelo Brasileirão em Brasília, no domingo (08), às 11h. O rival chega com desfalques na defesa para enfrentar o forte ataque flamenguista.
Mas o clima de clássico já começou, e John Textor, investidor da S.A.F do Botafogo que comprou o clube recentemente, provocou os flamenguistas nas redes sociais nesta sexta-feira (06). Isso porque Flamengo e Botafogo se enfrentaram pelo sub-20, e o time de Textor chegou a estar vencendo por 2 a 0, antes de sofrer o empate e o jogo terminar 2 a 2.
Ainda com vantagem no placar, John Textor se referiu ao Rubro-Negro como “uma equipe chamada Flamengo do Rio”.
“Alguma coisa está acontecendo no CEFAT (local da partida) com o Botafogo sub-20 contra uma equipe chamada Flamengo do Rio… 1 a 0 no começo do segundo tempo! Você está assistindo?”, questionou para os torcedores.
O empate do Flamengo veio em pênalti marcado pelo juiz, contestado pelo mandatário alvinegro. Textor declarou que foi uma marcação “insana”, e que encontraram o caminho para os jogos do time sub-20.
“Marcação insana de pênalti no nosso goleiro (Lucas Barreto)… ele chegou na bola primeiro, muito claro isso. Eu acho que os árbitros B encontraram o caminho para os jogos do nosso time sub-20 também”, declara Textor.
Retrospecto recente é bom para o Flamengo no profissional
O retrospecto do confronto não é favorável ao rival. O Botafogo não vence o Flamengo desde o Brasileirão de 2018, quando venceu por 2 a 1 e atrapalhou a reta final rubro-negra.
De lá para cá, são oito jogos de invencibilidade flamenguista em três anos e meio. E não é qualquer invencibilidade: são sete vitórias do Flamengo e um empate.
Após a derrota no Brasileirão, a vitória no Cariocão 2019 foi por 2 a 1, já com reforços como Bruno Henrique, Arrascaeta e Gabigol, que jamais perderam para o rival. Pelo Brasileirão, o Rubro-Negro voltou a vencer por 3 a 2.
No segundo turno também deu Flamengo em 2019: 1 a 0 na campanha do título histórico. Em 2020, a vitória no Cariocão veio por 3 a 0, antes do empate em 1 a 1 pelo Brasileirão em agosto daquele ano. No segundo turno, deu Flamengo por 1 a 0.
Rebaixado, o Botafogo não disputou o Brasileirão 2021, e só voltou a enfrentar o Flamengo no Cariocão 2022, onde perdeu duas vezes: 2 a 0 e 3 a 1.