Artilheiro das Decisões, Nunes avalia Guerrero e o time do Flamengo

18/09/2017, 09:34

Em momentos decisivos, alguns jogadores "crescem" e acabam fazendo a diferença. Na história do Mais Querido, vários viveram situação semelhante, mas um se destaca como Artilheiro das Decisões.

Com 214 jogos e 99 gols, Nunes foi o camisa 9 da mágica equipe rubro-negra que conquistou o mundo. Com uma impressionante vocação decisiva, suas vítimas mais ilustres foram Atlético-MG, Liverpool e Grêmio, que respectivamente perderam para o Flamengo o Campeonato Brasileiro de 1980, o Mundial Interclubes e o Campeonato Brasileiro de 1982.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=lDsl_hke2Zk[/embed]

No último final de semana, Nunes esteve presente na loja Nação Rubro-Negra de Nova Friburgo, na região serrana do Rio, para uma tarde de autógrafos. No local, conversou com o Mundo Rubro Negro e avaliou o atual elenco do Flamengo.

Com poucas chances no Brasileirão 2017, a equipe está jogando todas as fichas na Sul-Americana e na Copa do Brasil. Nas duas próximas semanas, pode garantir vaga nas quartas-de-final do torneio continental e o título da segunda maior competição nacional do país. Para o Artilheiro das Decisões, o Flamengo está no caminho certo, mas precisa confirmar a força do elenco.

- Acho que é possível (vencer ambos os jogos), o Flamengo tem um plantel à altura. Mas só quem pode confirmar isso são os atletas dentro de campo. Tem que entrar em campo com personalidade, confiança, sem medo de errar - afirmou.

O histórico camisa 9 do Flamengo também avaliou o centro-avante da equipe. Vivendo seu melhor ano no Brasil, Paolo Guerrero balançou as redes 20 vezes na temporada e foi decisivo no título estadual. O peruano é o quinto maior artilheiro gringo da história do clube (42 gols) e será um importante reforço no segundo jogo da final da Copa do Brasil - suspenso, não pode jogar a primeira decisão. Segundo Nunes, Guerrero é uma boa peça, mas ainda pode melhorar.

- É um ótimo jogador, só que precisa se impor mais dentro do Flamengo, nas tomada de decisões no decorrer dos jogos. É um jogador que joga muito de costas para o zagueiro. O centro-avante, não precisa ficar fixo, parado entre os dois zagueiros. Ele tem que se movimentar, isso conseguirá corrigir nos treinamentos. Aperfeiçoar-se nesse sentido, movimentação, "um-dois" com rapidez, ter a presença de área - destacou.

Confira a entrevista completa:

Auto-avaliação

Sempre fui um jogador de movimentação, que procurava definir as jogadas com rapidez, se você demorar um pouco o zagueiro chega junto.

Paolo Guerrero

Acho que ele tem um pouco de dificuldade de movimentação, acredito que no treinamento ele tem e pode fazer essas correções. Sair da marcação, movimentar-se, pegar a bola mais de frente pro gol, para ele fazer o que mais gosta, o gol.

Ele é um ótimo jogador, só que precisa se impor mais dentro do Flamengo, na tomada de decisões no decorrer dos jogos. É um jogador que joga muito de costas para o zagueiro. O centro-avante, não precisa ficar fixo, parado entre os dois zagueiros. Ele tem que se movimentar, isso conseguirá corrigir nos treinamentos. Aperfeiçoar-se nesse sentido, movimentação, "um-dois" com rapidez, ter a presença de área.

Responsabilidade dividida

Não podemos colocar a responsabilidade em uma só pessoa. A responsabilidade está no conjunto. O que o conjunto faz? Os companheiros facilitam as jogadas? O "um-dois" no jogo é muito importante, facilita. Se prender muito a bola, tem dificuldade. O nosso conjunto era dessa maneira (na década de 80). Simplicidade, objetividade, definindo as jogadas.

Decisões

Acho que é possível (vencer ambos os jogos), o Flamengo tem um plantel à altura. Mas só quem pode confirmar isso são os atletas dentro de campo. Tem que entrar em campo com personalidade, confiança, sem medo de errar. Porque isso, as vezes, atrapalha, você quer fazer uma jogada, mas está com medo de errar. O erro faz parte do jogo. Você erra uma jogada, mas na outra acerta.

Flamengo x Cruzeiro

Vai ser um jogo difícil? Vai. Mas não é impossível o Flamengo chegar lá e ganhar com facilidade. O futebol é uma caixa de surpresas, tudo pode acontecer. Tem time e estrutura para chegar lá e ganhar do Cruzeiro tranquilamente. Mas é um jogo difícil, não tenha dúvida. Acho que o Flamengo deveria ter feito a diferença no Maracanã, deixou passar essa grande chance.