Arrascaeta é o líder de assistências no Brasil desde 2019; veja o ranking
Arrascaeta se consolidou como melhor meio-campista do futebol brasileiro desde que chegou ao Flamengo, em 2019, e seus números comprovam a afirmação. Com grande vantagem, o craque do Mengão é líder em assistências nas últimas cinco temporadas e domina rankings de passes decisivos e chances criadas.
O Camisa 14 tem 80 assistências e 246 partidas em cinco temporadas com o Manto Sagrado, o que representa média de 16 passes para gol por ano. Ele lidera o ranking nacional à frente de Everton Ribeiro e Gustavo Scarpa, que deram 49 assistências no período, 31 a menos que o uruguaio. O levantamento foi divulgado pelo portal estatístico “Sofascore”.
➕:Flamengo x Vasco: entorno do Maracanã terá milhares de agentes de segurança
Os números do levantamento mostram como Arrascaeta foi um jogador decisivo para o Flamengo nos últimos anos. Isso porque 66 assistências (82,5%) do meia foram para gols que abriram ou deram vantagem para o time no placar. Além disso, o alto número de cruzamentos que terminaram em gols foi destaque.
Veja raio-x das 80 assistências de Arrascaeta com a camisa do Flamengo:
- 58 em bola rolando (72%)
- 22 em bola parada (28%)
- 44 em cruzamentos (55%)
- 33 em passes (41%)
- 34 deram vantagem no placar (42%)
- 32 ampliaram o placar (40%)
A competição que Arrascaeta tem mais passes para gol naturalmente é o Campeonato Brasileiro, com 45 assistências. Em seguida, estão: Libertadores (17), Carioca (15), Copa do Brasil (2) e Recopa Sul-Americana (1).
Vale destacar também que duas dessas assistências foram no Campeonato Carioca de 2024. O atleta cobrou escanteio para gol de Léo Pereira, contra o Audax, e deu passe para Gabigol marcar contra o Sampaio Corrêa. Assim, tem média de uma participação em jogos oficias neste ano.
Arrascaeta lidera rankings de passes decisivos e chances criadas
Responsável pela criação no time com maior poderio ofensivo do país, Arrascaeta também se destaca na criação de chances. No mesmo período em que deu as 80 assistências, entre 2019 e 2024, o craque uruguaio tem 557 passes decisivos e 122 chances criadas. O que representam médias de 2,26 passes e 0,46 chance por jogo.
Destaque para Everton Ribeiro, que está presente junto a Arrascaeta nas três listas. Além disso, Bruno Henrique aparece no top 3 de grandes chances criadas para completar o ranking apenas com jogadores que fizeram história no Fla nos últimos anos. Confira os números:
Grandes chances criadas:
- Arrascaeta: 122
- Everton Ribeiro: 86
- Bruno Henrique: 72
Passes decisivos:
- Arrascaeta: 557
- Artur: 517
- Everton Ribeiro: 478
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.