Arrascaeta justifica esperança do Flamengo com números em finais
O Flamengo terá o retorno de Arrascaeta para o segundo jogo da final da Copa do Brasil, contra o São Paulo, neste domingo (24). A volta do ídolo faz os torcedores acreditarem ainda mais em uma virada do Mengão no Morumbi, e os números do uruguaio em finais justificam o sentimento dos rubro-negros.
Desde que chegou ao Flamengo, Arrascaeta disputou finais em todas as temporadas e só no não levantou taças em 2023 até o momento. O meio-campista esteve em 14 finais com o Manto Sagrado, seja em jogo único ou em ida e volta, e foi campeão nove vezes. Ou seja, a equipe tem aproveitamento de 64%,2 com o atleta.
Leia mais: Âncora da CBN critica Flamengo por ceder Ninho para Braz explicar briga
Aliás, vale destacar que Arrascaeta marcou gol na final da Recopa Sul-Americana deste ano, última que disputou pelo Fla. No total, são oito participações diretas, três gols e cinco assistências: Os números resultam em média de 0,52 por final, segunda melhor do elenco em decisões atrás apenas de Gabigol.
A mais marcante certamente foi a assistência na grande final da Libertadores de 2019, quando o atleta deu passe para o primeiro gol de Gabigol. Na mesma temporada, o jogador também deu passe para gol na final do Carioca contra o Vasco.
O ídolo do Mengão participou de gols em duas finais da Supercopa, de 2020 e 2021. Na primeira, fez gol na vitória por 3 a 0 sobre o Athletico-PR e, no ano seguinte, novamente foi decisivo ao marcar no tempo normal e converter pênalti em título contra o Palmeiras.
Além disso, Arrasca deixou deu assistências na final da Libertadores de 2021 e também na decisão do Carioca 2022, mas o Flamengo não conseguiu o título nessas ocasiões. Foram as únicas vezes que o atleta participou diretamente e o Fla não saiu com a taça.
Jorge Sampaoli projeta melhora do Flamengo com retorno de Arrascaeta
Nos últimos dois jogos, contra São Paulo e Goiás, o Flamengo teve muitas dificuldades em criar chances de finalizar quando teve a posse de bola. Sem conseguir oportunidades para marcar, a equipe sofreu derrota no jogo de ida da Copa do Brasil e empatou sem gols no Brasileirão.
Para o técnico Jorge Sampaoli, o time rubro-negro senta falta de Arrascaeta no comando do setor de criação do meio-campo. Dessa forma, tem esperança que a qualidade do uruguaio faça a diferença contra o São Paulo.
“Acho que você tem razão. No último passe, o time não acontece. O time está falhando na assistência. Essa é uma conclusão. Normalmente, Arrascaeta é o jogador com mais capacidade para isso. O time sente a falta dele. Mas amanhã vamos avaliar como ele está, como pode chegar a competir no domingo, por quanto tempo. Estamos ilusionados que um jogador com este perfil e esta capacidade entre no jogo”, disse Jorge Sampaoli.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.