Após a vitória diante do Fortaleza no último domingo (5), alguns torcedores voltaram a pensar na arrancada para o título Brasileiro, assim como em 2009. Outros, menos esperançosos, querem que o time garanta garanta o passe para a Libertadores do ano que vem. Para ambos os casos o Flamengo precisa de uma boa sequência de resultados.
Restam apenas sete rodadas para o Flamengo no Campeonato Brasileiro, entre elas a partida adiada diante do Bragantino. O Flamengo se encontra na sexta colocação do torneio, três pontos atrás do Grêmio, o quarto colocado, e a seis pontos do líder Botafogo com dois jogos a menos.
Leia mais: Flamengo se torna um dos 10 piores mandantes do Brasileirão
Em sete rodadas faltantes, o Mengão joga diante de sua torcida em cinco delas. O fator casa costuma encher o torcedor de esperança em tempos normais, porém na atual temporada o Fla tem a 12ª melhor campanha em casa, o que assusta o Rubro-Negro acostumado a ver o clube vencendo em seus domínios.
Contudo, para garantir a classificação para a Copa Libertadores, ou até sonhar com o título, o Flamengo precisa vencer suas partidas e o desempenho recente preocupa.
Próximas partidas do Fla no Brasileirão
O Mengão jogará cinco partidas como mandante, no Maracanã, uma no Parque do Sabiá, em Uberlândia, onde terá torcida majoritariamente a favor, e a última rodada no Morumbi, assim como em 2020, ano em que o Flamengo foi Octacampeão Brasileiro.
- Flamengo X Palmeiras – Maracanã – 8/11
- Flamengo X Fluminense – Maracanã – 11/11
- Flamengo X Bragantino – Maracanã – 23/11
- América-MG X Flamengo – Parque do Sabiá – 25/11
- Flamengo X Atlético-MG – Maracanã – 29/11
- Flamengo X Cuiabá – Maracanã – 2/12
- São Paulo X Flamengo – Morumbi – 6/12
De acordo com o Estudo de Matemática da UFMG, as chances do Mengão se classificar para a Libertadores 2024 são de 85%. Já para o título a porcentagem cai drasticamente, as chances são de 1%.
Na próxima rodada, o Flamengo enfrenta o Palmeiras com chances de colar no G4 do Campeonato Brasileiro e, por consequência, dificultar a tarefa do Alviverde na disputa pelo título, além de se permitir sonhar e repetir os feitos de 2009 e de 2020.