Árbitro do Fla x Flu será o mesmo de erro que 'tirou' título do Mengão

Flamengo e Fluminense se enfrentam neste sábado (11), às 18h30 (horário de Brasília) pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. E para comandar o confronto no Maracanã, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escalou o árbitro Wilton Pereira Sampaio (GO), o mesmo que prejudicou o Mais Querido na Supercopa do Brasil deste ano.
Árbitro do quadro da FIFA, Wilton Pereira Sampaio desagradou os rubro-negros ao “tirar” o título na decisão contra o Palmeiras. Além de uma arbitragem confusa e que não deixou o jogo correr naturalmente, Wilton não viu irregularidade no quarto gol, de Gabriel Menino.
Leia mais: De olho em estádio, dirigente do Flamengo vai à posse de presidente da Caixa
No lance em questão, Gabriel Menino finaliza da entrada da área, e Mayke, impedido, atrapalha a movimentação do goleiro Santos até a bola. O árbitro de campo, assim como os da cabine do VAR, entenderam que o jogador palmeirense não participa da jogada, prejudicando o Flamengo.
Na opinião de ex-árbitros e especialistas no assunto, o lance deveria ter sido anulado. Revoltado com a atuação de Wilton Pereira, o Flamengo entrou com uma representação na CBF após o jogo, pedindo o afastamento do árbitro. No entanto, o árbitro ainda apitou mais um jogo do Mengão em 2023, contra o Santos, no primeiro turno do Brasileirão.
Árbitro do Fla x Flu, Wilton Pereira Sampaio passou por reciclagem
Escolhido para comandar o clássico no sábado, Wilton Pereira Sampaio foi afastado recentemente pela CBF e precisou passar por uma reciclagem. O árbitro foi punido após estar envolvido em um dos erros mais absurdos do Campeonato Brasileiro 2023, na partida entre Corinthians x Grêmio.
Na reta final da partida, o atacante Ferreirinha faz um cruzamento e a bola vai direto no braço de Yuri Alberto, totalmente aberto e em posição antinatural. No entanto, Wilton Pereira Sampaio entendeu que o jogador não tinha a intenção de fazer o bloqueio e mandou o jogo seguir. Após a partida, a CBF reconheceu o erro e afastou não só o árbitro, mas também o responsável pelo VAR, Emerson de Almeida Ferreira.
O lance em questão aconteceu no dia 18 de setembro, e Wilton ficou afastado por pouco menos de um mês. Isso porque no dia 15 de outubro, ele apitou a partida entre Londrina e Avaí, pela Série B. De lá para cá, o árbitro participou de mais quatro partidas na Série A, e tem sido escalado normalmente.