Árbitro de Palmeiras x Flamengo, Ramon Abatti Abel acumula polêmicas contra Rubro-Negro; relembre

Ramon Abatti Abel comanda a arbitragem de Palmeiras x Flamengo deste domingo (25) e a atenção dos torcedores automaticamente se volta para o histórico do árbitro, responsável por decisões polêmicas contra o Rubro-Negro. Para entender essa preocupação, o MundoBola Flamengo um levantamento dos principais erros do juiz contra o Fla.
➕ Flamengo define estratégia para evitar 'inflação' na janela do Mundial
O Mais Querido é o terceiro time que o árbitro de Santa Catarina mais apitou na carreira, com 20 escalas. Apesar do histórico favorável, com 11 vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Mas o que fica marcado são as falhas e polêmicas do juiz contra o Flamengo, inclusive em jogos contra o Palmeiras.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Pênalti em Everton Ribeiro em um Palmeiras x Flamengo no Allianz Parque
A maior polêmica aconteceu justamente em um Palmeiras x Flamengo no Allianz Parque, pelo Brasileirão. O mesmo cenário da partida deste domingo (25), que é um confronto direto no topo da tabela.
Com o jogo ainda 1 a 0 para o rival (terminou 1 a 1), Everton Ribeiro foi lançado na área e estava em total vantagem para dominar a bola. Mas Richard Rios fez carga apenas nas costas do meio-campista, que se desequilibrou e caiu.
Ramon Abatti Abel classificou que foi um lance de "contato mínimo e ele se joga", como mostrou a análise do VAR divulgada pela CBF. O empate nessa partida fez o Botafogo, então líder, aumentar a distância para o Rubro-Negro na tabela.
Decisões controversas sobre pênaltis em Atlético-MG x Flamengo
Em 2024, o árbitro mais uma vez foi protagonista de polêmica em jogo do Flamengo quando o assunto é a marcação de pênaltis. Ramon mostrou falta de critério durante uma partida entre o Mengão e o Atlético-MG, na Arena MRV, válida pela 14ª rodada do Brasileirão.
Primeiro o juiz assinalou penalidade em um lance que Allan atinge primeiro a bola e depois resvala na perna de Vargas. Ele indicou que o lance foi legal em um primeiro momento, mas mudou de opinião após ida ao VAR. Minutos mais tarde, quando o Fla vencia por 4 a 1, ignorou toque na perna de Pulgar para marcar também para o Flamengo.
CBF divulgou o áudio do VAR do possível pênalti em cima de Erick Pulgar, na partida Atlético-MG x Flamengo.
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) July 4, 2024
VAR: "O pé enrosca na disputa dos dois na bola, não puxa. O defensor está no movimento normal na corrida, não há infração.
📽️: CBFpic.twitter.com/cW1x8LshBO
Solada em Rodrigo Caio ignorada por Ramon Abatti Abel
Antes dessas polêmicas contra Palmeiras e Atlético-MG, Ramon Abatti Abel não expulsou o volante Du Queiroz após solada acima do tornozelo de Rodrigo Caio, que precisou deixar o campo por lesão.
O lance foi claro de acordo com as regras. O volante corintiano chegou atrasado na dividida, não tocou na bola e acertou o zagueiro rubro-negro com a sola do pé acima da linha do tornozelo. Mas a arbitragem decidiu não punir o atleta.
Ramon Abatti Abel já prejudicou Flamengo contra Internacional
Mas a lista não para por aí. Ramon Abatti Abel foi pivô de mais um erro contra o Flamengo. Dessa vez em partida contra o Internacional. O Fla perdeu por 2 a 1, mas, durante a jogada do segundo gol, jogador do time gaúcho fez uma simulação de falta. O árbitro decidiu deixar o lance seguir e validou o tento.
Torcedores do Flamengo criticam escala de arbitragem
A escolha de Ramon Abatti Abel naturalmente preocupa e revolta os torcedores do Flamengo. Nas redes sociais, alguns rubro-negros apontam que isso reflete também uma falta de força do clube nos bastidores da CBF. Confira alguns comentários:
"É, o Flamengo precisa ficar atento Tem clube que trabalha bem nos bastidores Esse Clube de São Paulo, é bem de bastidores, e tem ganhado muito", @Eliesio_silva.
"Impossível não haver roubalheira em pró do Palmeiras. Não sejam ingênuos. Tem que fazer bolinho em cima do árbitro em todas as faltas, cair na área ao menor contato, se receber falta forte esperar até o VAR agir. Seremos Roubados", @clasen_douglas.
"Por isso que a Tia Leila apoia qualquer presidente da CBF. Está sempre lá, de braços dados e influenciando na escalação de árbitros e na tabela do campeonato", @nelsonantunesjr.
"Já passou do tempo do Flamengo pedir arbitragem de fora no Brasil", @MaximusVinhas.
"Toda vez esse juiz. Já sabemos o que vai acontecer", @jotapefs.
"Que Deus tenha misericórdia da Nação Rubro-Negra", @raquelmcrf.
Arbitragem de Palmeiras x Flamengo será de Ramon Abatti Abel, árbitro que ignorou pênalti para o Fla no Allianz em 2023
— MundoBola Flamengo (@MundoBolaFla) May 22, 2025
CBF escala árbitro protagonista de polêmicas contra o Rubro-Negro, inclusive em jogos com o Palmeiras, para jogo deste domingo (25)https://t.co/LKbgCo3yDD