Árbitro de Olimpia x Flamengo é o mesmo da derrota para o Emelec em 2019
A Conmebol designou Fernando Rapallini (ARG) como o árbitro de Olimpia x Flamengo. Válido pelas quartas de final da Libertadores, o jogo de ida ocorre amanhã (11/08), às 19h15, no Estádio Manuel Ferreira.
O argentino será auxiliado por dois conterrâneos: Juan Pablo Belatti e Diego Bonfa. Esse trio fez sucesso ao ser chamado pela Uefa para apitar a Eurocopa, em um programa de intercâmbio proposto pelas entidades esportivas continentais.
Leia também: Olímpia x Flamengo: onde assistir ao vivo, horário e provável escalação
Na Euro, o trio de Olimpia x Flamengo apitou a partida das oitavas de final entre Suiça e França, na qual os suiços derrotaram os atuais campeões do mundo.
Como os torcedores viram no decorrer da Libertadores, não houve árbitro de vídeo na fase de grupos. Entretanto, o VAR compõe a escala de arbitragem a partir das oitavas de final. Dessa forma, o também argentino Mauro Vigliano comanda dentro da cabine.
Árbitro de Olimpia x Flamengo conhece o Mais Querido
Fernando Rapallini já apitou quatro jogos do Flamengo. O primeiro encontro ocorreu em 2017, quando o Flamengo encarou o Palestino na Sul-Americana. O Palestino havia eliminado o Rubro-Negro na temporada anterior, em uma partida vexatória no Kleber Andrade.
Porém, a equipe liderada por Éverton Ribeiro massacrou no Chile, com direito a gol do camisa 7, o primeiro com o Manto Sagrado. A vitória por 5 a 2 fez o clube colocar um pé e meio nas fase seguinte. O árbitro teve atuação discreta, marcando corretamente a penalidade sofrida por Éverton.
Dois anos depois, o árbitro voltou a comandar uma partida do Flamengo. Dessa vez, houve muita polêmica. Em jogo para esquecer, o Flamengo perdia por 1 a 0 para o Emelec e viu o jogador Arroyo quebrar a perna de Diego Ribas. O árbitro, contudo, sequer aplicou cartão.
Naquele momento, o Flamengo já havia feito as três substituições e ficou com um jogador à menos. Pouco tempo depois, o Emelec marcou o segundo, o que quase tirou o Mais Querido da competição.
Com o apoio monumental da torcida no Maracanã, o Flamengo reverteu a desvantagem e passou para as quartas. Diego voltaria na semifinal, contra o Grêmio, e ajudaria na conquista sobre o River Plate.
Depois da polêmica, mais uma decisão
O título da Libertadores fez o Flamengo reencontrar Fernando Rapallini. Na Recopa, o argentino apitou a decisão entre Flamengo e Independiente Del Valle, no Maracanã.
Na partida, o árbitro expulsou Arão logo no início, após entrada violenta no adversário. Os adversários sentiram o calor da Nação, que comandou a goleada por 3 a 0.
Sem público por conta da pandemia, Fernando Rapallini foi ao Maracanã para apitar, novamente, Flamengo x Del Valle. O Mais Querido acabara de perder para os equatorianos por 5 a 0, mas quase devolveu. Com grande atuação de Bruno Henrique, o Flamengo venceu por 4 a 0.
A rigidez de Fernando Rapallini
O árbitro esteve em 20 partidas na atual temporada, aplicando 108 cartões amarelos. Desses cartões, 7 valeram como segundo amarelo, concretizando expulsões. Além disso, o árbitro de Olimpia x Flamengo expulsou dois jogadores de forma direta.
A média de mais de 5 cartões por jogo pode ser um problema para a equipe de Renato Gaúcho. Consolidado como potência do futebol continental por um estilo de jogo vistoso, o Flamengo se porta melhor em partidas menos truncadas, nas quais domina a posse da bola.
O árbitro também precisará lidar com a pressão vinda das arquibancadas. Serão permitidos, no estádio com capacidade de 20 mil pessoas, a presença de 2 mil torcedores com cartão de vacinação contra a Covid-19 completo.