Árbitro de Flamengo x Aucas já foi afastado por beneficiar Atlético
Na próxima quarta-feira (28), o Flamengo irá enfrentar o Aucas, do Equador, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. Assim, nesta quinta (22), a Conmebol definiu a equipe de arbitragem para a partida que vale a classificação para o mata-mata ao Rubro-Negro.
O árbitro responsável pelo jogo entre Flamengo e Aucas será Andrés Rojas, da Colômbia. A entidade também escalou Sebastian Vela, Richard Ortiz, bem como Bismark Santiago, todos colombianos, para serem os assistentes durante o confronto. Além disso, Nicolas Gallo será o comandante do árbitro de vídeo.
Leia mais: Gremista foi zoar Flamengo e ganhou resposta merecida
Andrés Rojas é um árbitro experiente e já apitou 25 partidas de Libertadores da América ao longo de sua carreira. Na atual edição, aliás, foi responsável pela arbitragem e quatro partidas, três envolvendo times brasileiros. Os três jogos terminaram com vitória dos clubes do Brasil, duas do Palmeiras e, por fim, uma do Corinthians.
No entanto, a partida contra o Aucas será apenas o terceiro jogo do Flamengo que Andrés Rojas irá apitar. A primeira vez que o colombiano apitou um jogo do Mengão foi no ano de 2017, em vitória do Flamengo por 5 a 0 sobre o Palestino, do Chile.
A segunda partida aconteceu apenas em 201, em outro confronto entre o Rubro-Negro e um clube chileno. O jogo foi o empate em 2 a 2 contra o Union La Calera, pela Copa Sul-Americana.
Andrés Rojas foi afastado por beneficiar Atlético-MG na Libertadores
Em 2021, Andrés Rojas recebeu punição da Conmebol por “erros graves” no duelo entre Boca Juniors e Atlético-MG, pelas oitavas de final da Libertadores. O colombiano então anulou um gol da equipe argentina, após notar suposta falta sofrida por zagueiro do clube mineiro com auxílio do VAR, comandado por Derlis Lopes.
“As atuações do Sr. Andrés Rojas, árbitro principal, e do Sr. Derlis Lopes, Árbitro VAR designados para a partida, foram analisadas tecnicamente por esta comissão, concluindo que os mesmos cometeram erros graves no exercícios das suas funções”, conforme divulgou a Conmebol em nota, ao suspender os árbitros por período indeterminado em 2021.
Desse modo, o árbitro voltou a apitar jogos de competições da Conmebol apenas em 2022. Mas participou apenas de três partidas de fases iniciais, duas pela fase de grupos da Libertadores e uma pelo primeiro estágio da Copa Sul-Americana.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.