Árbitro de Flamengo x Al Hilal possui 2 grandes polêmicas na carreira
A FIFA definiu a equipe de arbitragem para a estreia do Flamengo no Mundial de Clubes. Para a partida, a entidade escolheu o árbitro romeno Istvan Kovacs. Ele será auxiliado pelos assistentes Valise Marinescu e Mihai Artene, também romenos. Além disso, o espanhol Juan Martínez será o responsável pelo VAR.
Aos 38 anos, Istvan Kovacs esteve presente na Copa do Mundo do Catar, contudo, atuou apenas como quarto árbitro. É um árbitro que possui experiência na Champions League e também apitou a grande final da Conference League, disputada entre Roma e Feyenoord. Por outro lado, Kovacs possui duas grandes polêmicas no currículo.
Leia também: Raio-X: conheça tudo sobre o Al Hilal, adversário do Flamengo
Em 11 de agosto de 2018, Kovacs foi o responsável por apitar a partida entre Levski Sofia, da Bulgária e Hamrun Spartans, de Malta, pela terceira pré-eliminatória da Conference League. O Hamrun Spartans venceu a partida por 2 a 1 e se classificou nas penalidades. Entretanto, o segundo gol do time de Malta resultou em polêmica para a equipe de arbitragem.
Isso porque Istvan Kovacs autorizou o reinicio da partida com o atacante Dodo, do Hamrun Spartans, dentro do campo adversário. Dodo se aproveitou da vantagem e deu assistência para Ryan Camenzuli fazer o gol que levou a partida para os pênaltis. O Levski Sofia entrou com ação contra a arbitragem e pediu a repetição da partida, mas o recurso não foi aceito.
‘Vou te dar 2 pênaltis no 2º tempo’: frase de Istvan Kovacs gerou grande polêmica
O primeiro grande debate sobre uma atuação de Istavn Kovacs aconteceu em 2018. O árbitro romeno foi escalado para a partida entre Suécia e Turquia, pela Liga das Nações. Após o apito final, o atacante sueco Berg afirmou que o árbitro lhe ofereceu dois pênaltis.
“No intervalo fui falar com o árbitro para protestar sobre um pênalti que ele não marcou em mim. Mostrei o meu ponto de vista e ele respondeu: ‘Vou ver as imagens e se eu estiver errado no lance que está reclamando, vou te dar dois pênaltis no segundo tempo”, afirmou Berg.
Nesta terça, Kovacs será o responsável por apitar a estreia do Mengão no Mundial de Clubes 2022. O Flamengo enfrenta o Al-Hilal, às 16h, no Estádio Ibn Batouta, em Tânger, no Marrocos. Caso vença o jogo, o Fla terá a chance de conquistar o segundo título mundial de sua história.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.