Flamengo e América-MG se enfrentam pela Série A do Brasileirão neste sábado (25). As equipes precisam vencer para espantar a má fase e se afastarem da incômoda zona de rebaixamento. A CBF já definiu o trio de arbitragem que comandará a partida, que vem de Santa Catarina.
Ramon Abatti Abel apita o duelo entre o 14º e 16º colocado, ambos os times com os mesmos 15 pontos na tabela. Para a partida, o árbitro catarinense contará com o auxílio de dois conterrâneos: Kleber Lucio Gil, da FIFA, bem como Henrique Neu Ribeiro são os bandeirinhas escalados. No VAR, o paraibano Wagner Reway.
Leia Mais: A evolução do Flamengo na derrota contra o Atlético-MG
Abatti é tido como uma das grandes revelações da arbitragem brasileira. Apitando partidas nacionais desde 2019, estreou na Série A em 2020. Aliás, a última partida entre Flamengo e América-MG no Maracanã foi apitada justamente por ele. O Mengão saiu vitorioso do confronto, vencendo o Coelho por 2 a 0, gols de Bruno Henrique e Rodrigo Muniz.
Histórico do árbitro com o Fla
Esta foi sua primeira vez arbitrando um jogo do Flamengo. Além disso, o árbitro já participado sendo o auxiliar de VAR na derrota do rubro-negro pelo placar de 4 a 1 para o São Paulo, no primeiro turno do Brasileirão 2020.
Depois da partida contra o Coelho, Abatti comandou mais dois jogos com o Mais Querido em campo. Na vitória por 1 a 0 sobre o ABC no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil de 2021. E no empate em 1 a 1 contra o Bragantino em São Paulo pela 24ª rodada do Brasileirão do ano passado.
Aos 32 anos, o árbitro catarinense comandará seu 79º jogo na carreira, e o 35º na Série A. Na elite do Brasileiro, já apitou nove jogos esse ano – nenhum do Flamengo. E distribuiu 44 cartões amarelos e 5 vermelhos até aqui. Dois pênaltis foram assinalados por ele na temporada no Brasileirão.
Flamengo tenta manter escrita contra América-MG
Neste sábado (25), no Maracanã às 19h, o Flamengo tenta defender uma invencibilidade que já dura 22 anos. Depois da última derrota para o Atlético-MG, pelo Brasileirão, o Mengão precisa de uma vitória na competição para retomar a confiança e subir na tabela.
Dos últimos cinco jogos pelo Brasileiro, o Rubro-Negro perdeu quatro, mas o retrospecto contra o América pode animar a equipe. Isso porque a última vez que o time carioca perdeu para o Coelho foi no dia 18/10/2000, por 2 a 1, pela Copa João Havelange. Desde então os times se enfrentaram 11 vezes, com 8 vitórias para o Fla e 3 empates.